terça-feira, 28 de outubro de 2008

Vista esta Camisa - Tecido Ecológico

Não é de hoje que se buscam alternativas para o aproveitamento de resíduos que geramos diariamente, a demanda é muito grande. Andava eu perambulando em um mercado quando me deparei com uma blusinha que me chamou (foto) a atenção pelo símbolo da reciclagem, parei e como de costume e comecei a ler a etiqueta do produto. Que surpresa a minha, percebi que estava desatualizada quanto ao assunto reaproveitamente de resíduos sólidos. A blusa que estava em minhas mãos era feita a partir de garrafa PET reciclada e algodão, animada, fui pesquisar sobre o assunto.
Existem empresas que a partir da garrafa PET, fazem uma fibra, já sabia que esta era utilizada para confecção de cordas, preenchimento de travesseiros e jaquetas, mas, ela é também é vendida para indústria de tecidos onde produzem o tecido ecológico a partir de uma composição mista de fibra de garrafa PET e algodão. O processo é feito sem perdas porque o poliéster preserva integralmente as propriedades dos flocos em que são transformadas as garrafas, depois de separadas por cores, lavadas e moídas.
Cerca de 200 mil famílias no Brasil tem sua renda baseada na coleta de resíduos recicláveis, é necessário dar condições dignas para que estas pessoas possam fazer a coleta e ter um lugar para armazenar adequadamente estes produtos, porque muitas, acumulam tudo que foi coletado em suas casas sem qualquer cuidado, o que gera outros problemas, como proliferação de baratas, ratos, falta de higiene. Poderiam ser formadas cooperativas para dar mais dignidade ao trabalho destas pessoas, em algumas cidades já existem.
Para a produção de uma camiseta é necessária uma garrafa pet de 1,5 litro.
O Tecido é macio, amassa menos, super confortável e veste bem, muitas confecções já estão desenvolvendo seus produtos com ele. As camisetas de organizações como o GREENPEACE e SOS Mata Atlântica entre outras marcas já estão sendo produzidas com o tecido de PET e muitas outras ainda devem aderir, pois se trata de uma questão SÓCIOAMBIENTAL.
Eu comprei 3 blusinhas ótimas para o dia a dia e estou buscando outras peças para meu guarda roupa, aprovei, é super gostosa de vestir, procure você também, Ciência e Tecnologia a favor do Meio Ambiente, mas, é claro, também precisamos refletir sobre nossos padrões de consumo!

Daniela Lima

21 comentários:

Anônimo disse...

Boa noite, Daniela !

Estou começando com o sistema de parcerias no meu blog Mestre Blogger e me sentiria grato caso você concorde em sermos parceiros de links. Espero sua resposta por comentário no meu ou seu blog ou contato por beckerqueiroz@gmail.com.

Abraço,

Alberto

Eduardo Miguel disse...

- Idéias são só idéias mas quando ganham materilidade e ações como as suas ou as minhas e tantas outras passam a fazer a diferença e seus resultados motivam e polarisam outros direção a um processo de melhorias que autoalimentam e transformam positivamente, parabénz muito legal!

Daniela Lima disse...

Significado do Símbolo da Reciclagem:

A primeira seta representa as empresas que fazem o produto, a segunda seta representa os consumidores e a terceira os recicladores, todos estes “actores” representam um papel fundamental no processo da reciclagem.

Arte&Reciclagem, ReceitasSaúde e ReciclagemdasLetras disse...

Vc não vai acreditar, mas só depois q. fiz a atualização percebi q. fiquei igual a vc. Em seguida, Mimi tb ficou! Trigêmeas!
Mas como eu gosto de variar, daqui uns dias enjoo e mudo outra vez...

Danilo Cruz disse...

Daniela, seu post foi bem informativo.

Luisa disse...

Seu blog é cientifica e ecologicamente correto!
*risos*

Passa no meu dps!
curtindonaweb.blogspot.com

Fernando Gomes disse...

Nem sabia que dava pra fazer fibra.

A camiseta é muito bonita, mas eu nunca vi na minha cidade pra vender.

ótimo post.

visite o meu também:
http://andisaidgoddamn.blogspot.com

Anônimo disse...

MUito bom a sua conscientização da humanidade...

^^


Redevolvendo a visitinha a Temas Narcross

Dani U. disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
mijeiderir disse...

Reciclagem é o que há!!

de uma olhada nesse dite vc vai achar maneiro

www.doeseulixopormusica.org.br

parabens pelo blog

abraços

Mijei de Rir - Alegria e diversão!

Dani Uzeda disse...

Oi Dani, eu já conhecia essas blusas, e inclusive já comprei. Mas é mto pouco para o q eu realmente deveria fazer. Nao separo lixo reciclavel mtas vezes por pura preguica, nao compro cosmeticos que nao fazem testes em animais, essas coisas. Tento nao jogar lixo na rua, nao desperdicar água... mas falta mto pra ter uma consciencia bacana. Erro meu. Mas enfim... bjuss

Mimirabolante disse...

Eu tenho uma sacola que é feita de PET.....Foi uma promoção que o ICE TEA fez.....Ela é bonita , prática e politicamente correta .....Quanto ao Blog.....foi a minha filha.....Quando eu cheguei em casa , ela falou :mãe fiz uma surpresa para vc ! Quando vi , estava de Blog novo......Filhos ?Tê-los ou não tê-los ?Como sabê-los ?rsrsrssrsrssr

Anônimo disse...

Achei intressante a camisa ecológica ,se todo um bairro usar esta camisa iria ser mais fácil diminuir a poluição em Jlle ou até mesmo no Brasil,isso só depende de nós.

Anônimo disse...

Eu achei interessante porque pode
acabar com apoluiçâo e assim vai ser facil para acabar com ela!!!

Anônimo disse...

Alisson:Oi professora vou entrar mais vezes no seu blog.
Super legal o comentario da camiseta de garrafa pet,super interessante e curioso,bom para o meio ambiemte e para nos.

Anônimo disse...

Super Interassante essa camiseta ai..
Vou comprar umas também.. AHhahh
Essa invenções são boas pra todos nós e pro meio ambiente... pois assim iremos acabar de vez com essa grabde poluição que habita no Brasil...

:)

Marquinhos disse...

gostei muito disso sora
muito legal essa camisa
acho q vou comprar uma
pra mim
mas voltando no assunto
achei ecologicamente magnifico
esta ideia da camisa
ela e super mega power
interessante
e aprendi muitas coisas
sobre ecologia

Marco n°:29 serie:6°B

Anônimo disse...

Vamos utilizar a camisa ecológicamente correta...Uma camiseta igual as outras só que é feita com garrafas pets

Unknown disse...

Professora eu achei interessante a camisa ecologica por que è bonita e legal eu sempre quis er uma más nunca concigo más assim mesmo achei legal boa sorte com as camisas ecologicas.

Você gostou das camisas?

DE:Andreia Para:Daniela
Sèrie:6ºB

CONHECER & PRESERVAR disse...

Boa Noite Dani, vc poderia passar o email, tel da empresa que fabrica camisetas feitas de embalagens Pet.Obrigada.

Daniela Lima disse...

Olá Ong Ambiverde!

Comprei minhas camisas no mercado Big, da Griffe George, não é de Joinville, mas ano passado na feira de artesanato mundial q teve em Joinville, tinha um estande com camisas de tecido PET, acho que era de Joinville, mas não recordo o nome!
Em lojas não encontro mais o produto, somente de ong como o greenpeace e SOS Mata atlântica, mas o tecido é caro, na feira cada camiseta custava 20,oo!

Related Posts with Thumbnails