domingo, 7 de dezembro de 2008

PARQUE NATURAL MUNICIPAL DA CAIEIRA - Joinville/SC

O Parque Caieira está localizado na porção centro-leste de Joinville, às margens da Lagoa do Saguaçu. Está área de Joinville, já sofreu muitos impactos negativos, devido a invasões e junto com elas, vieram os aterros nos manguezais.
O manguezal é um ecossitema de extrema importância para o mar, tendo em vista que muitas espécies marinhas, procuram as águas mais calmas deste bioma para reprodução, tanto que eles são conhecidos como os berçários da vida marinha, isso quer dizer que destruindo os manguezais, muitas espécies que dependem dele direta e indiretamente sofrerão graves danos, inclusive o homem que depende dele para a atividade pesqueira.
Com uma área de 1000 km², o Parque é uma Unidade de Conservação com a presença de estruturas arqueológicas e um ambiente característico das restingas e manguezais, toda a estrutura do parque foi financiada pela Indústria de Fundição Tupy, este financiamento ocorreu devido as multas ambientais da empresa, tendo que usar a criação da área como uma estratégia mitigatória aos danos causados por ela no meio ambiente em que está inserida na cidade de Joinville, particularmente, acho que ainda foi pouco, muitos manguezais foram aterrados com areia de fundição, enfim, conforme o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), o Parque Natural Municipal da Caieria se enquadra em Unidade de Conservação de Proteção Integral. Sendo criado pelo Decreto Municipal nº 11.734, de 11 de março de 2004, foi tombado através do Decreto nº 11.760, de 18 de março de 2004.
O nome do Parque se deve ao fato do local ter sido área muito explorada comercialmente para extração e beneficiamento da cal, que era obtido pela queima, em fornos, das conchas que formavam o sambaqui da região.
No interior do parque está o Sambaqui da Caieira, importante vestígio arqueológico de comunidades que ali viveram há quase 5.000 anos. Uma das características fundamentais dos sambaquis é a concentração de conchas de moluscos intencionalmente dispostas na forma de morros, em que tais povos depositavam seus resíduos, e construíam seus cemitérios, portanto está área dem um valor histórico muito grande também.
Acho o parque, uma das áreas mais bonitas da cidade, infelizmente pouco aproveitada e cuidada, faço visitas anuais desde que ele foi inaugurado e vejo a falta de manutenção, como, placas com informações apagadas, o mirante interditado há muito tempo, a estrutura interior da sala de estudos que continua vazia, poucos monitores para atender os visitantes, entre outras coisas.
Na última visita, o parque continuava na mesma, juntamente com os alunos e com auxílio da Professora Luciana Vieira de português, encaminhamos e-mails para câmera de vereadores da cidade, cobrando a manutenção do mesmo, informando o que estava errado (nada que eles já não sabiam, mas fecham os olhos), foi a forma que encontramos de ajudar a área e mostrar para os alunos que eles podem e devem cobrar das autoridades melhorias na cidade. Alguns vereadores responderam as mensagens, dizendo que tomariam providências, mas, não vi nada de concreto, espero que a nova gestão da prefeitura zele pelos parques ambientais da cidade dando a eles seu devido valor!

Daniela Lima

22 comentários:

Arte&Reciclagem, ReceitasSaúde e ReciclagemdasLetras disse...

Certíssimo, educar as crianças pra cobrar essas iniciativas dos governantes. Se não for assim, tudo continua na mesma.

Mimirabolante disse...

É uma pena.......nossos governantes , nossos representantes não fazem nada.....somente a promessa fica.....Que lugar bonito.....Aliás , ontem à noite vi uma reportagem sobre Sta.Catarina , o estado atual e consigui ficar mais chocada ainda.....qt tristeza......

Mimirabolante disse...

corrigindo : consegui ......( bati na tecla errada...rsrsrsr)

kris disse...

Que lugar lindo... Natureza é td!
BjOs

paulo guerra disse...

Daniela, quanta indiferença presenciamos por aquilo que é fundamental. Excelente iniciativa, não podemos esmorecer nesta luta contínua. Parabéns!

Paola Graziella disse...

Daniela, realmente o Quadro Vivo é incrível! E dá para fazer painéis enormes que você tem a sensação que está dentro de uma mata mesmo! Parabéns pelo blog! Apaixonada por verde e natureza como eu! Um abraço.

Eduardo Miguel disse...

- Oi Daniela você sempre dando dicas bacanas hein, olha gosto muito do como todos nós estamos interagindo com relação aos endereços tenho percebido que você tem entrado nos endereços que indico eoutros entram nos que você indica e assim todo mundo vai se falando conhecendo e potencializando melhor a net e as suas boas possibilidades como a troca de informações, a divulgação de boans trabalhos e boas idéias enfim estou curtindo muito tudo isso, valeu e beijão para você e esu estado, força e bola pra frente...

Mimirabolante disse...

Concordo com o Eduardo Miguel estamos interagindo a todo momento , a cada postagem.....isso é muito legal !!!É uma luta em prol da nossa natureza....do nosso Planeta....

A Cidade Icapuí disse...

Oi Daniela...

Vc cita alguns problemas envolvendo o manguezal ai de sua regiao, entao, saiba que isso nao é exclusividade de vcs. Nós aqui do Ceará enfrentamos consntamente problemas de devastaçao das nossas areas de manguezais e o grupo ARATU de preservação de ecossistemas costeiros tem um projeto em andamento, chamado Agua VIva, que visa combater o derramamento de óleo diesel usado nas embarcaçoes de pesca, que ficam ancorados justamente as margem do rio berçario do ecossistema manguezal. Esse oleo causa danos irreparaveis, tanto pra flora,como para a fauna, principalmente pequenos crustaceos que sao fonte de renda para moradores nativos...

Vou acompanhar seu blog... pois estou muito interessando em novas experiencias de preservacao ambiental...

Abraços!

Mimirabolante disse...

Parabéns pelas lixeiras virtuais.....Ficaram lindas !!!!

Eduardo Miguel disse...

- Fala ai Dani passei mais uma vez por que me esquecí de responder sua pergunta, o memorial não chegou a lotar mas oclima e as pessoas tudo lindo e maravilhoso mas o melhor mesmo foi o show, valeu mesmo ter ido, abração vê se aparece por lá!

Anônimo disse...

[...] I'm not a plastic bag [..]

Sobre a sacola que vc me indicou!

:D

Anônimo disse...

Indicamos o seu blog para um Meme.

Dê uma olhada e deixa um comentário:
http://ferramentasblog.blogspot.com/2008/12/meme-5-coisas-importantes.html

Marcos Lemos

Eduardo Miguel disse...

- Daniela quero agradecer todo seu carinho, atenção e respeito por meu trabalho e minha pessoa, sempre com palvras de incentivo e elogios, sempre presente e participativa, obrigado por tudo!
- Daniela espero de verdade que possamos seguir juntos na net e nas lutas em 2009 que quero seja maravilhoso para você, aproveito par desejar u, feliz Natal e deixar-lhe um enorme abraço! Obrigaduuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu!!!

Mimirabolante disse...

Feliz Natal !!!!Feliz 2009....bjs,Mimirabolantes p/ vc !!!

Arte&Reciclagem, ReceitasSaúde e ReciclagemdasLetras disse...

Onde vc está? Estamos sentindo sua falta. Um bom Natal pra vc e tds os seus, adorei te conhecer em 2008 e espero contar c/ suas opiniões em 2009 tb hein ! Bjão

NaturePlanet disse...

Ótimo blogger, meus parabéns pelas notícias e incentivos!
Um forte abraço e ótimo 2009.
Ricardo

Mimirabolante disse...

Oi,amiga...voltei....acabei de chegar do sítio....aparece lá no mimirabolantes....até....

Anônimo disse...

aeh Moça tô de volta ehehhe

sucesso aeh em 2009

depois leio aeh a matéria com calma

:*
abraços

Lola disse...

Estou passando rapidinho para dizer que adorei o blog. Parabéns!!! Volto com calma para ler mais e comentar, é claro!

Beijão e sucesso!!!

Mimirabolante disse...

Ei....vc está sumida !!!!kd vc """"estamos sentindo a sua falta !!!!bjs.....

Anônimo disse...

intiresno muito, obrigado

Related Posts with Thumbnails