domingo, 22 de março de 2009

A Rota do Lixo...

A Coleta seletiva parece um assunto batido não? Quem realmente separa seu lixo, ou melhor seus RESÍDUOS?
Quem é responsável pelo resíduo gerado?
Respondo, é o gerador, ou seja, você e eu, todos os resíduos que geramos no decorrer do dia, e não são poucos, são de nossa responsabilidade.
Como deveria ser a Rota correta do Lixo?
1- Consumimos e geramos lixo;
2- Separamos para coleta seletiva;
3- Coletamos;
4- Reciclamos;
5- Os produtos reciclados voltam ao mercado;
6- O que não é reciclado vai para o aterro sanitário.
Separar para coleta seletiva, não é tarefa difícil, é somente uma questão de hábito, não existe necessidade de ter recipientes específicos com as cores da coleta, é só separar um local num cantinho de sua casa, como eu e muitas pessoas fazemos, mas ainda somos poucos.
Dicas:
1 - Separe um latão com tampa, para que não entre bichos como, baratas, ratos.
2 - Não deixe restos em garrafas, embalagens em geral, atraí os bichos acima, lave-os.
3 - Materias Recicláveis: Latas de alimentos, Bebidas,Tampinhas, Arames, Pregos, Fios, Objetos de cobre, Alumínio, Bronze, Ferro, Chumbo, zinco, Garrafas, Potes, Jarros, Vidros de conserva, Vidros de produtos de limpeza, Frascos em geral, Jornais, Listas telefônicas, Folhetos,Revistas, Folhas de rascunho, Cadernos, Papéis de embrulho, Caixas de papelão, Caixas de leite e suco, ,Garrafas plásticas, Tubos, Canos, Potes de creme, Frascos de xampu, Baldes ,Bacias, Brinquedos, Saquinhos de leite, EPS (isopor).
4 - NÃO É RECICLÁVEL: Embalagens de aerossóis, Esponjas de aço, Cristais, Lâmpadas fluorescentes, Espelhos, Cerâmicas, Tubos de TV, Porcelanas, Carbono, Guardanapos, Celofane, Adesivos, Fotografias, Papel higiênico,Tomadas, Cabos de panela, Embalagens laminadas de alimentos.

Alguns municípios já fornecem o serviço de coleta seletiva, outros tem postos de arrecadação, informe-se na sua cidade, dê sua contribuíção ao meio ambiente.Na minha rua a empresa responsável deveria passar duas vezes por semana para recolher os resíduos para coleta seletiva, mas não o tem feito, tenho colocado e retirado, amanhã ligarei para Engepasa reclamando, já soube de outros locais onde também estão negligenciando este serviço!

As lixeiras virtuais de coleta seletiva no meu blog recebi da Natália Allenspach do Recicle Blog, se você deseja colocar as lixeiras na sua page, entre em contato com ela http://www.recicle.blog.br/, mas, lembre-se, você tem que realmente separar seus resíduos!

Devemos ser a mudança que queremos ver!

Daniela Lima

5 comentários:

Anônimo disse...

Oi Dany! Muito legal todas as matérias sobre consumo sustentável que vc tem postado! Tbém estou colocando alguns projetos de meio ambiente em prática como extensão do meu curso e achei muito providente falar do lixo exatamente no mesmo momento em que estou para pro em prática tbem um projeto de aproveitamento do lixo reciclável como arte e forma de gerar renda para famílias carentes.. Beijão e parabéns!!!! Débora Guedes

Mimirabolante disse...

Oi,Daniela.....ficou ótima a postagem......se vc me der licença,gostaria somente de lembrar que antes de enviarmos os nossos resíduos , podemos separar os resíduos que podem ser reaproveitados :por exemplo: para que vc jogar no lixo uma caixa de ovos( embalagem ) se ela pode ser reaproveitada......Acho importante lembrar sempre isso.....Tem outras coisas tbm....fica aqui uma sugestão...costumo ler sempre as suas postagens,por julgá-las bem interessantes.....um gr abs e obrigada pela sua presença no mimi.....

Germano Woehl disse...

MATÉRIA do seu blog sobre o TATU-CANASTRA em JARAGUÁ É FALSA. Já foi desmentida pelas jornais.

O conhecido TATU-PAPA-DEFUNTO vira TATU-CANASTRA em JARAGUÁ DO SUL


ESCLARECIMENTOS sobre suposto tatu-canastra encontrado em Jaraguá do Sul

Gostaria de esclarecer que a espécie de tatu que está sendo divulgada NÃO É UM FILHOTE DE TATU-CANASTRA e NEM RARA. Trata-se de um exemplar adulto do tatu-rabo-mole, que é bastante comum na nossa região do planalto norte e litoral.


De todas as espécies de tatus é a mais comum que ocorre em Santa Catarina e não é muito visada pelos caçadores porque costuma habitar os cemitérios, certamente por ser o lugar mais seguro e sossegado da cidade, embora seja inevitável com este hábito levar a fama de profanar sepulturas e criar o mito de papa-defuntos (o que não é verdade). É também uma das espécies de tatu mais conhecida da população brasileira, justamente por ocorrer em áreas urbanas. No Uruguai, sua imagem estampa até um selo.



Realmente, o tatu-de-rabo-mole adulto tem algumas semelhanças com um filhote de tatu-canastra. Mas não há como confundir as espécies aqui na nossa região porque o tatu-canastra não ocorre na Mata Atlântica (região leste do Brasil). É uma espécie que ocorre mais no Brasil Central, no cerrado. Seu hábitat são áreas naturais abertas (campos naturais e cerrado).

Caso o tatu-canastra ocorresse aqui, algum caçador ou pesquisador já teria encontrado, ainda mais com toda esta devastação que ocorre. Seria comum encontrar seu casco em alguma coleção de história natural, pois trata-se de um animal grande, cujo casco tem quase um metro de comprimento o que desperta a atenção de qualquer um.

Mais informações sobre a fauna de mamíferos e de outros animais de Santa Catarina podem ser encontradas no site do Instituto Rã-bugio para Conservação da Biodiversidade http://www.ra-bugio.org.br

Germano Woehl Jr
germano@ra-bugio.org.br

Auíri Au disse...

Amei...
COnsciência hoje em dia é como educação, poucos tem!!!

Do outro lado aqui, eu me espelho em você!!
Beijos

Rosa Sousa disse...

Bacana a reflexão do post. Administrar seu próprio lixo é uma atitude que todo cidadão deve ter, mas longe de ser realidade e evitar o consumismo e o desperdício parece uma questão utópica para os dias de hoje. Abaixo o consumismo!!
bjs

Related Posts with Thumbnails