domingo, 29 de março de 2009

Sim, eu apaguei as luzes...

Li, blogs e opiniões de várias pessoas criticando a HORA DO PLANETA, de fato apagar as luzes por uma hora não irá interferir em nada no aquecimento global, é preciso muito mais. Apagar as luzes foi apenas um ato simbólico, uma hora foi pouco para esta reflexão.
É necessário parar muito tempo para pensar nesta questão e na atitude que você toma diariamente para melhorar as condições do ambiente em que vive, saber votar é uma delas, escolher políticos que se comprometam com o Desenvolvimento Sustentável, com o Saneamento Básico que é mínimo em muito locais, mas esta difícil escolher.
Além disso, cada um de nós deve fazer a sua parte no uso racional da água, na economia de energia elétrica, no consumo consciente, no destino adequado dos resíduos que geramos, na briga contra o desmatamento, para termos mais áreas de preservação permanente.
Nem todos tem as informações necessárias para isto, falta investimento em Educação Ambiental para que as pessoas saibam o que devem fazer e por quê?
Tento transmitir informações, dar minha contribuição diária, pode ser pouco, mas eu faço!
Estimulei meus alunos a apagarem as luzes, expliquei os motivos e tudo que escrevi acima, conversei depois com alunos pelo msn que apagaram a luz também, muitos brincaram no escuro, conversaram com os pais, é tão difícil hoje as famílias desligarem a TV e pararem de ver Caminhos da Índias, que não mostra em nada a realidade em que vive um país pobre como a Índia. Fiquei feliz por fazer da HORA DO PLANETA um momento familiar.

Sim, eu apaguei as luzes e não me arrependo!

Devemos ser a mudança que queremos ver!

Daniela Lima

11 comentários:

Henrique Beckmann disse...

Dani,

Quanto às críticas ao movimento, isso é inevitável, crísticas estimulam ações mais maduras e concretas. Apagar as luzes por uma hora é, como vc comentou, um ato simbólico. Fiquei feliz em ver pessoas q conheço comentarem sobre o movimento, achei legal a repercução. Isso não vai resolver o problema, mas vai provocar e estimular pessoas a mudarem suas atitudes, reforçar uma tendência mundial, de que faz bem e é importante cuidar do planeta. É preciso ar que é bacana ajudar e seguir ações nobres, que se preocupam com um bem comum a todos, seja o meio ambiente, seja a sociedade. Governos, segundo setor e população devem trabalhar em conjunto para que as coisas realemtne aconteçam.

Altamir Andrade disse...

Parece uma atitude boba, mas, considero que qualquer coisa que se faça em favor do meio ambiente seja válida. Se dos talvez milhões que participaram, alguns se transformarem em cidadãos, habitantes mais conscientes, terá valido a pena.

Eduardo Miguel disse...

Olá Dani!!! OLha o que parece que as pessoas não entenderam muito bem é que o apagar das luzes foi o acender de uma idéia que bem direcionada e concatenada em propositos bem definidos poderia ter como já está tendo... outros desafios cada vez maiores, o que frustra meu ver e perceber que quando falamos em ETUS, terra ( planeta e pessoas) os planos por melhor que sejam morra nas pessoas ou pelo menos em parte delas que nada parte se não reclamar sem a devida noção do que ou até por que!!!
Atitude de mudança começa na reflexão e na atitude da mudança, quebrar paradigmas nunca foi mesmo fácil mas deve haver um marco, um início de boa vontade e talvez este apagar de luzes seja mesmo só o acender uma luz nas idéias de boa vontade para com um futuro melhor................
Valeu Daniela fizemos nossa parte! continuemos.

Mimirabolante disse...

Eu tbm apaguei e me senti feliz em participar.....concordo com o que vc escreveu.....porém, cada um dá o que tem......Olha tem um "mimo "para vc lá no mimirabolantes....apareça....

Anônimo disse...

Olá!

Pois então meninaaa... também apaguei as luzes daqui e expliquei tudinho para meus pais .. eles aceitaram e parece que entenderam direitinho rs .. achei uma graaaaaça!

Mas enfim, este movimento é importantíssimo para a sociedade que vive desrregrada por aí... também ví altas críticas pelo twitter durante estes 60 min do movimento.. e me sentia até mal ao ler algumas palavras de algumas pessoas... mas fazer o que né? sempre tem alguem do contra .. mas é como o Henruque disse no 1° coment ... as críticas fortalecem as ações :)

abraços e parabéns pelo post :D

Márcia Camargo disse...

OI, DANI,

MEU ENTUSIASMO ERA GRANDE NO MOMENTO, ESTAVA OUVINDO A RADIO E DIZIAM FALTAM ALGUNS MINUTOS P/APAGAR-MOS AS LUZES.
EU E TODOS DE CASA JÁ ESTÁVAMOS PREPARADOS, VELAS MAQ.FOTOGRÁFICA...
TUDO P/REGISTRAR O GRANDE MOMENTO,
SAÍ NA RUA PARA RELATAR QUANDO MINHA SURPRESA FOI QUE MUITAS LUZES ESTAVAM ACEZAS, QUE DECEPÇÃO, PENA ,ELES NÃO ENTENDERAM A MENSAGEM OU A IGNORARAM, TENTAMOS E TENTAREMOS CADA VEZ MAIS, VALEU , BJUS

MARCIA CAMARGO disse...

OI DANI,

POSTEI O COMENTÁRIO COMO A FLOR,
MAS É A MARCINHA, VIUUUUU
BJUS

CANTO EN FLOR disse...

Estoy segura que poco a poco se irán abriendo las conciencias; y si es con-ciencia, qué mejor!
Un saludo desde México!

Anônimo disse...

apagar a luz foi um ato simbolico. claro, os efeitos sobre o aquecimento global talvez foram nulos, mas representou uma ideia, mandou uma mensagem aos politicos dizendo q a populaçao mundial quer q algo seja feito. mas ainda acho q as pessoas podem (e devem) fazer MUITO mais q isso! o seu blog, Dani, eh um exemplo ótimo ^^

-Jr

Daniela Lima disse...

Bem, eu estou muito feliz 38,7% dos meus alunos aderiram a campanha, isso porque os comuniquei somente na quinta, explicando a ação!
Alguns conseguiram convencer os pais a aderirem por argumentação própria, outros os próprios pais tiveram a iniciativa, não precisaram fazer muito, o mais interessante foi que eles não apagaram somente uma luz, ficou tudo no escuro, e a Bendita TV Desligada, tchau para Caminhos da Falsa India mostrada pela rede globo!!! Enfim, eles conversaram sobre o assunto com os pais, teve um aluno que ficou até 23h com a luz apagada conversando, alguns comentaram que fazia tempo que não tinham um momento para convesar, que todo mundo ficava só grudado na TV. Enfim, hoje depois do movimento acontecido, todos concordaram que uma hora foi pouco, que tinham muito mais a fazer deram exemplos, o de uma aluna me chamou a atenção, leciono em duas escolas próximas, uma fica em um morro, é nova, e os alunos foram divididos entre uma escola e outra, na escola antiga, vamos chamar assim, existe um rio, que inundou com a chuva em fevereiro, e a prefeitura o estava dragando, dentre os muitos comentários falaram que a população ligou para rádio, TV pedindo a dragagem, e esta menina disse o seguinte:
- É professora, mas pode ter certeza de que o povo que ligou, é o mesmo que joga sofá, lixo e até bicicleta no rio, aí eles querem que a prefeitura, limpe a sujeira que eles mesmo fizeram!
Fantático, posso dizer que ganhei a hora do planeta, com os comentários, sugestões, críticas e o momento familiar que todos viveram!
Vamos em frente, DISCUTINDO E AGINDO!!!!!

Alguns esqueceram e ficaram tristes por isso!!

Cristiane Iannacconi disse...

pois é né, Dani...
tem gente que não pode nem mesmo participar de um ato simbólico da maior simplicidade, imagina só as coisas mais importantes, como separar o lixo, economizar agua e energia!?!?! muita gente não tá nem ai mesmo, como se isso simplesmente não fizesse parte de suas vidas. triste.

Related Posts with Thumbnails