sábado, 18 de abril de 2009

Plantas Carnívoras comem gente???

Quando eu era criança e assistia desenhos animados, vez ou outra apareciam plantas carnívoras engolindo pessoas, animais, elas eram imensas, por um bom tempo acreditei que fossem assim mesmo, mas nada disso era verdade!
Elas não são monstros, muitos menos devoradoras de homens, a maioria é muito pequena, são sensíveis, e capturam pequenos insetos.
Até hoje são conhecidas 500 espécies, só no Brasil possuímos 80, somos o segundo em número de espécies, perdendo somente para Austrália
Para que uma planta seja considerada carnívora ela precisa ter as seguintes estratégias: atrair, prender e digerir formas de vida animais.
Insetos podem ser o principal elemento de seu cardápio, mas não a única, possue variações, incluindo desde organismos aquáticos microscópicos, moluscos (lesmas e caramujos), artrópodes em geral (insetos, aranhas e centopéias), e ocasionalmente pequenos vertebrados, como sapos, passáros e roedores.
As minhas plantas carnívoras são Dionéias, possuindo armadilha tipo jaula, suas folhas modificadas se dividem em duas partes com gatilhos no interior, assim quando os gatilhos são tocados pela presa, as duas metades se fecham esmagando e digerindo-a, com enzimas que digerem proteínas, elas quebram as substâncias em moléculas menores, podendo ser absorvidas pelas suas folhas. Essas enzimas não causam nenhum mal para as pessoas ou para qualquer animal de médio ou grande porte. Todas as plantas tem uma capacidade de mobilidade, mas, as carnívoras se movem extremamente rápido comparada com outras.
A Dionéia é encontrada em pântanos pobres em nitrogênio no sudeste dos Estados Unidos, são muito delicadas, precisando de atenção especial. Escolhi essa espécie pela graciosidade, mas em breve terei uma brasileira.
Ela ficou muito famosa depois de ter virado personagem de algumas obras de ficção. Uma das aparições mais famosas foi na peça Pequena Loja dos Horrores, na qual ela precisava comer pessoas para sobreviver.
Não se preocupe com as plantas carnívoras, a menos que você seja do tamanho de uma pereca, mosca, somente assim elas poderiam te devorar, não botem terror nas crianças!!!
Conhecer para Preservar!
Daniela Lima

18 comentários:

CANTO EN FLOR disse...

Muy buena recomendación y gracias por la información,yo también crecí creyendo en las plantas carnívoras que se comían a todo lo que se les acercara, pero de verdad, no nos pueden comer?
Un abrazo!

Eduardo Miguel disse...

A informação é o primeiro de muitos passos na direção de um processo que nos ajude na preservação! Dani valeu não desista nunca e conte comigo, grande beijo.

Adriel disse...

muito bom assunto professora, eu pensava que na África existiam plantas devoradoras de homens ^^.
Mais um grande ensinamento da Daniela. hehehe, Vlw.

Gabriela disse...

é verdade.. quando eu era pequetuxa acreditava q essas plantas tinham o tamanha de um adulto comum, mas hoje vejo que são apenas invensões da tv... =D
gostei muito do seu cantinho..
to ti seguindo..pra poder voltar mais vezes...
ti importas??
comentei consciente
rsrs

bjoOo
gabi'h

Cristiane Iannacconi disse...

aiai, eu tb não consigo seguir 100% tudo que deve ser feito pra saval nosso planeta, mas acho importante ao menos ter consciencia daquilo que devemos fazer e tentar... bj

Unknown disse...

nao acreditem nela, meu gato foi devorado por uma planta carnívora.
saudades felix :(

Daniela Lima disse...

hahuahuahuhahua

Unknown disse...

Já tive uma planta carnívora uma vez. Lembro de ter q pegar mosquinhas com uma tesourinha (daquelas de unha) pra dar comida (leia-se moscas). Era legal, mas, infelizmente, ela acabou morrendo...

Vi seu blog na comu do orkut!
Passa lá no meu blog tb:
http://blogdapattyandrea.com

Unknown disse...

muito bom o seu blog, tem informações interessantes e pertinentes.

Flora Neves disse...

Olá querida!
Na verdade até poderiamos fazer mais uma manifestação, mas no dia da votação do Código foi feita e nem fez cócegas nos Deputados,e eles ainda sim também votaram a favor desse Código AntiAmbiental.
Mas sugiro agora que nosso trabalho seja de divulgação das ótimas materias contra o Código que estão sendo publicadas nas mídias alternativas! Pois este tema ainda vai render e as pessoas precisam estar cientes do que está acontecendo realmente!
HEHEH é isso amiga, me manda teu email please! O meu é florarte_beija_flor@yahoo.com.br
Abraço,
Flora(*_*).

Mimirabolante disse...

td por conta dos desenhos animados.....elas sempre comem algo/alguém...rsrsrsrsrs

Pequeno Historiador Urbano . disse...

Nossa, gostei do seu blog, com informações interessantes e informativas
demais mesmo!
Parabens...

www.contando-um-conto.blogspot.comca

Mimirabolante disse...

amiga,voltei p/ te dizer que eu ganhei hj um selinho do www.expressomoda.blogspot.com e gostaria de dá=lo à vc....aceita?então vá buscá-lo no mimi....bjcas

Gabriela disse...

oie..voltando pra ti disser pra dar uma passada lá pelo meu cantinho pois tenho um meme lá pra ti.. espero que você curta.. =D
bjoOo

Pequeno Historiador Urbano . disse...

Obrigada mais uma vez pelo comentário no blog...
UHEUHEUHEUHUE
Não é todo dia que vemos por aí alguém disposto a fazer tudo por amor,ou se vemos, não damos valor, ou só damos quando já é tarde, tarde não necessariamente de uma forma tão extrema como aconteceu com o Reinaldo do conto HEUEHUHUHEUEHUE

www.contando-um-conto.blogspot.com

Wagner Lopes disse...

Quando eu era criança queria ter uma planta carnivora, de preferencia a dionéia.

Ps: Nã tinha reparado no coração que formava no meio do desenho heheh

Daniela Lima disse...

a Dionéia não é uma planta cara, mas é enjoadinha... Cato quase sempre pequenas aranhas, essas q ficam nos cantinho da casa, pequenas, elas fecham as folhar tão rápido! Minha Tia se diverte!!

Bia disse...

oi prof° eu li a reportagem das plantas carnívoras antes queando era mais pequena também pensava que elas eram [b]gigantescas e monstruosas[b] mas agora eu já sei que não!
Gostei deste assunto

Related Posts with Thumbnails