segunda-feira, 11 de maio de 2009

EXPOSIÇÃO - Legislação Ambiental do Clima e Créditos de Carbono‏

Créditos de Carbono são certificados que autorizam o direito de poluir. O princípio é simples. As agências de proteção ambiental reguladoras emitem certificados autorizando emissões de toneladas de dióxido de enxofre, monóxido de carbono e outros gases poluentes. Inicialmente, selecionam-se indústrias que mais poluem no País e a partir daí são estabelecidas metas para a redução de suas emissões. A empresas recebem bônus negociáveis na proporção de suas responsabilidades. Cada bônus, cotado em dólares, equivale a uma tonelada de poluentes. Quem não cumpre as metas de redução progressiva estabelecidas por lei, tem que comprar certificados das empresas mais bem sucedidas. O sistema tem a vantagem de permitir que cada empresa estabeleça seu próprio ritmo de adequação às leis ambientais. Estes certificados podem ser comercializados através das Bolsas de Valores e de Mercadorias (Fonte ambientebrasil).
Na definição citada acima sobre créditos de carbono, não me agradou a parte que relata o seguinte: certificados que dão o direito de poluir. Poluir é direito? Quer dizer que basta comprar certificados e está tudo bem?
Recebi este convite de uma palestra sobre o tema estou divulgando para os interessados de Joinville e Região, clique na imagem para ampliar e ter mais informações.
Acho que devemos saber mais de como funciona este "comércio" dos créditos de carbono, e dessa forma interagir melhor com o processo.

Informação é tudo!!
DanielaLima

6 comentários:

Anônimo disse...

É interessante sim, mas não consegui ampliar a imagem.
Bom, o princípio do CC é bacana, pois mesmo depois das reduções as empresas continuam precisando pagar pra poluir, já produção à poluição zero é dificílima. De qualquer forma, sempre a aqueles que deturpam o uso das boas idéias.
Beijo

Anônimo disse...

ei, tambem nao consegui ampliar a imagem! anyways, tem coisas assim q sao necessarias, ajudam muito. mas ainda acho q o país tem q fazer mais esfroços, nao soh o governo mas a sociedade tamem.

=*
-Jr

Daniela Lima disse...

Bem, eu ainda não conheço bem a política dos créditos de carbono, pretendo participar da palestra para esclarecer minhas dúvidas e começar a estudar melhor o assunto, assim podererei formular minha opinião, mas de já ,posso dizer, que as empresas devem ao máximo reduzir suas emissões de gases estufa e não somente comprar créditos de outras pra tentar tampar seus próprios buracos... mas quero me informar melhor!!!

Unknown disse...

Acho que tem mais gente interessada em lucrar com esses créditos do que interessados em preservar!!

CANTO EN FLOR disse...

Yo también quiero ir!!!!
Dani:
Todos los sentidos listos para comprender la dinámica de estos carbopesos, suena interesante, espero tus impresiones y comentarios,
Un gran abrazo lleno de envidia de la buena!

Luiz Magno disse...

Olá Daniela, tudo bem?
Descobri seu blog através do Twitter.
É muito bom perceber que não estamos sozinhos nesta luta pela preservação do meio ambiente e pela disceminação da cultura da sustentabilidade.
Esperamos sua visita lá no Reação Ambiental para trocarmos umas idéias.
Um abraço!

Related Posts with Thumbnails