quinta-feira, 4 de junho de 2009

Do Lobo ao Totó

Vou repassar algumas informações da Revista National Geografic - Brasil de janeiro de 2002, nela li um artigo sobre a evolução dos canídeos. Há 12 mil anos, onde hoje se localiza parte de Israel, foi depositado um corpo por um grupo de caçadores em uma sepultura, era um filhote de animal, não se sabe ao certo se era um cão ou um lobo, mas ela demonstra uma das evidências fósseis da domesticação canina. Cientistas acreditam que o processo ocorria 14 mil anos atrás, mas não há consenso quanto a razão.
Alguns acham que o homem passou a adotar filhotes de lobo e a seleção natural favoreceu aqueles menos agressivos e mais aptos a implorar comida. Outros, que os cães começaram a se domesticar sozinhos, fuçando o lixo deixado pelo homem e passando a acompanhá-lo por este motivo. Canídeos que se alimentavam de matéria morta passaram a viver neste nicho alimentar e as gereções provenientes deles acabaram adaptando-se cada vez mais, neste caso a característica definida pela seleção natural, foi a capacidade de comer perto do ser humano.
Quanto a parte molecular quase não houve mudanças o DNA do lobo e do cão é quase idêntico. Me desmembrando de toda a parte científica, não resta dúvidas que o cão atualmente é um dos melhores ou o melhor companheiro do homem, entretanto, apesar de toda lealdade canina, muitos são vítimas de maus tratos e abandono, segundo a WSPA (Sociedade Mundial de Proteção Animal) uma única cadela, com uma vida reprodutiva de 6 anos, pode gerar 100 (cem) descendentes, enquanto uma gata em apenas 2 anos pode deixar 200 (duzentos) descendentes. Dentro da sua evolução cães e gatos adquiriram total dependência do homem, neste sentido, animais abandonados geram um série de problemas: reviram lixo, defecam na rua, sem cuidados espalham sarna entre outras doenças bastante perigosas com a raiva, e proliferam cada vez mais. Agora me respondam, os animais são os culpados? Claro que não, antes de se adquirir um animal, é necessário colocar no papel os gastos e os cuidados que ele necessita, a dependência que ele tem do homem. Os abrigos de animais estão lotados e não mais possuem verba o suficiente para receber mais.
A ONG Abrigo Animal ,está promovendo uma campanha através de um ABAIXO-ASSINADO SOLICITANDO A PREFEITURA MUNICIPAL DE JOINVILLE/SC A IMPLEMENTAÇÃO DE UM PROGRAMA DE ESTERILIZAÇÃO DE ANIMAIS DOMÉSTICOS NA CIDADE DE JOINVILLE. Desta forma, pretende-se diminuir a população de cães e gatos de rua na cidade. Para ajudar, você também pode imprimir a planilha para coleta de assinaturas, e recolher as assinaturas com amigos, parentes, vizinhos, colegas de trabalho, etc, e entregar as folhas com as assinaturas para um dos colaboradores nas feiras do Abrigo, clique aqui Comunicado e planilha de assinaturas. A entidade também promove feiras para adoção de cães e gatos, verifique em sua cidade se existe alguma instituição parecida, a lealdade e afeição canina, não requer um certificado de pedigree, portanto, pense na possibilidade de adotar um animal ao invés de comprar. Você estará colaborando com o ambiente de sua cidade e ganhará um grande companheiro.
Estava já algum tempo querendo escrever sobre este assunto, um dos meus leitores Euclides Jardim do blog Days Like These... havia me pedido e uma ex aluna, Juliana Miranda queria que eu divulgasse a campanha da esterilização de animais. Em toda minha vida, sempre tive animais: gatos, cachorros, galinha, coelho entre outros, acolhi muitos animais abandonados, tratei, mediquei, as pessoas chegavam a jogar os bichos perto da minha casa, minha mãe ficava louca, mas, não sei viver sem um, sabe por que?
Toda vez que chego na minha casa, existe alguém ansioso esperando por mim! Sem mais.
Daniela Lima
Conheça o Abrigo Animal clique aqui
Foto: Kiko e Holly, a vizinha foi embora e deixou a gata, adotei, rs.

5 comentários:

CANTO EN FLOR disse...

Cancele que é bonito à sensação esperada por algum mascot na casa, mas o custo dela já você vê-a… Outra vez a responsabilidade primeiramente de tudo, se você tiver um cuídalo do animalito e você não o abandona quando já não você pode o fazer.
Cumprimentos a Kiko e a Holly!

Anônimo disse...

poisé, ano passado fui comprar um cachorro, entrei na loja e vi as grades. sem suporte em baixo, as patinhas dele deveriam estar doendo muito. senti tanta dó dele, mas nao comprei pq nao queria colaborar com aquilo. entao decidi adotar, mas ainda nao fiz isso, to sem tempo . . .
=*

Arte&Reciclagem, ReceitasSaúde e ReciclagemdasLetras disse...

Q fofis :)

Daniela Lima disse...

A Holly estava grávida quando eu a acolhi em minha casa, ela teve 4 filhotes, perguntei para meus alunos se gostariam de adotar um dos gatinhos dela, muitos queriam, mas pedi antes que conversassem com seus pais, nem todos aceitaram, mas 4 responderam positivamente, na última 5ªfeira com dor no coração levei os filhotes no horário de saída das aulas. Foi uma festaaaaaa ao redor do carro!!!!
Ontem, a Holly tomou injeção anticoncepcional e mês que vem vou castrá-la, acho adequado, o cio dos gatos ocorre de 3 em 3 meses, não quero por mais filhotinhos no mundo, nem sempre encontrarei donos dipostos a ter os cuidados que eu tomo em relação aos meus animais de estimação, melhor, meus companheiros!
Ontem o Kiko foi ao petshop fazer tratamento de belaza, mas ele é muito porcalhão, rssssss...logo vai ter q ir novamente!!!
Eles dependem de nós por isso é necessário de disposição para ter um bichinho!!

Unknown disse...

Concordo com vc daniela, por isso estou com tres femeas e um macho castrado no quintal.foi castrado depois de cruzar com a jade e me arrumar mais duas cadelas, mas se vc tem um animal é pra tratar bem, cuidar dar carinho, afinal eles são nossos amigos mais fieis.

Related Posts with Thumbnails