quarta-feira, 8 de julho de 2009

Acho que encontrei vestígios Arqueológicos, o que devo fazer?

A palavra ARQUEOLOGIA tem origem grega, em que Archaios significa passado/antigo e, Logos significa ciência/estudo. Somando-se estas duas palavras, podemos definir a Arqueologia como a ciência que estuda o passado. A partir desta ciência, o arqueólogo (pesquisador que estuda a arqueologia) identifica objetos que pertenceram aos povos do passado, como: fragmentos de cerâmica, ferramentas em pedra, instrumentos de caça e pesca, restos de alimentos, ossos, restos de habitações, dentre outros achados. Com base na análise minuciosa desses vestígios materiais, é possível obter informações sobre as culturas antigas, reconstituindo aspectos socioculturais e ambientais da vida dessas populações. Estas informações permitirão ao arqueólogo resgatar dados referentes às primeiras formas de organização social e do espaço, da economia, das manifestações culturais e dos aspectos políticos de grupos que ocuparam uma determinada área no passado longínquo (pré-colonial) ou não muito distante (colonial). Fonte: Brasil Escola.

Acho que encontrei algo de valor Arqueológico? O que devo fazer?

Caso você encontre alguma coisa diferente, tais como ossos, cacos de cerâmica, pontas de flechas ou outro material que acredite se tratar de um vestígio arqueológico, o melhor a fazer é não mexer em nada e comunicar imediatamente ao órgão, museu ou instituição relacionada de sua cidade, no caso de Joinville, comunicar imediatamente o Museu do Sambaqui.

Lembre-se, a pesquisa arqueológica depende também do estudo da maneira exata como o vestígio encontrava-se originalmente disposto no solo.

Conhecer para preservar!

Daniela Lima

Imagens: Escavações no Sítio Arqueológico Sambaqui I na Foz do Rio Cubatão em Joinville/SC

Um comentário:

Mimirabolante disse...

Há lts anos atrás,tive um aluno que o tempo todo do recreio,ele só se interessava em catar as pedrinhas do areal da escola....hj em dia,ele é um grande Palenteólogo.....ele vive achando as coisas.....já organizou inclusive uma exposição aqui no RJ.....Eu era Professora auxiliar da turma dele,em 1975.......

Related Posts with Thumbnails