domingo, 2 de agosto de 2009

As Funções de uma Árvore, relacionadas com o Caso das Figueiras Exóticas Ficus benjamina em Joinville/SC

O fato de ter participado do debate no CEAJ- Centro de Engenheiros e Arquitetos de Joinville e da audiência pública sobre As Figueiras - Ficus benjamina na câmara de vereadores de Joinville me fez refletir muito e gerou a motivação para escrever este artigo. Talvez porque tenha percebido que a maioria das pessoas desconheça as reais funções de uma árvore e tudo que ela representa para a coletividade.
As árvores são plantas de grande porte, quando eu era uma estudante de ensino fundamental, aprendi que as árvores são divididas em raíz, caule, folhas, flores, sementes e frutos (árvores do grupo das Gimnospermas não tem fruto, ex. araucária), e como professora por muitas vezes descrevi este organismo tão complexo desta forma simplória, espero agora corrigir alguns erros do passado e ajudar demais profissionais a fazer uma abordagem bem mais ampla sobre uma árvore como ela realmente merece, pela sua relevante importância nos ambientes naturais e urbanos.



Figueira Ficus benjamina nas margens do Rio Cachoeira em Joinville/SC-Imagem Jornal A Notícia


Descrever uma árvore somente pelas características que citei acima, é uma negligência muito grande, mediante todos os processos ecológicos nas quais elas estão envolvidas. Ao avistar uma árvore, você deverá enxergar bem mais nela, pois ela não pode ser vista isoladamente!

Portanto, descreverei as árvores de forma diferente, de acordo com as funções de suas estruturas, as relações ecológicas das quais participam e fazendo uma abordagem para verificar se as figueiras exóticas Ficus benjamina, participam desta relação em Joinville.

As folhas são uma das estruturas que compoem uma árvore, como um dedo seu ou meu, é através delas que elas conseguem absorver a energia luminosa e realizar seu processo de alimentação chamado Fotossíntese, e ali sem precisar sair do lugar, fabrica seu próprio alimento, ninguém nunca viu uma árvore correndo né? Ela não precisa como nós procurar comida, mas as folhas não ficam eternamente fixadas e sempre caem, e isso é maravilhoso porque ao caírem, começa o processo de decomposição e elas acabam virando adubo para o solo, alimento e abrigo para outros animais, fazem com que a chuva penetre na terra vagarosamente sem arrastá-lo, é impressionante como tudo se liga.
- As Ficus benjamina, ao serem podadas liberam uma resina tóxica, que causam reações alérgicas na pele e nocivas se ingeridas, acredito que as folhas também liberam esta resina, tive a informação, que ao caírem no chão, geram uma serrapilheira estéril, justamente pela liberação desta espécie de substância , estou pesquisando mais a respeito, se isto realmente acontece, poucas espécies de plantas crescerão ao seu redor, o que não acrescenta nada a vegetação da mata ciliar as margens do Rio Cachoeira onde elas se encontram.

Troncos, folhas e arbustos dão sustentabilidade e favorecem a proximidade com a luz, também fornecem abrigo para várias espécies animais, sejam vertebrados ou invertebrados, além de servirem de abrigo e proximidade da luz para plantas epífitas, como as bromélias dependurados nos galhos.
- Nas Ficus benjamina cituadas as margens do Rio Cachoeira em Joinville/SC, não encontramos variabilidade de animais, não vemos borboletas, talvez alguns outros insetos, outro fator muito importante nestas árvores, é a inexistência de qualquer tipo de nidificação (ninhos), então, estas figueiras não agregam nada de fauna ao seu redor, na índia, provavelmente, mas aqui não! Sim, elas dão uma sombra maravilhosa, mas percebe-se a dominância da espécie, pois nada mais cresce na área, abafada por sua impenetrável sombra impedindo que as outras plantas absorvam a luz para fotossítese, as ficus vencem de forma esmagadora esta competição com outras plantas.

As flores, quando você percebe a floração nas árvores, isto quer dizer que elas estão no período reprodutivo, a flor é o órgão sexual delas, como não possuem mobilidade, o vento auxilia muito na dispersão do polém que encontram outras flores e as fecundam, está polinização pode ser feita com a ajuda de insetos, aves, morcegos que que se alimentam do néctar e através de suas patas, bicos e focinhos cheios de polém, fecundam outras flores das quais vão retirar seu alimento.
- As flores do Ficus benjamina, são discretas sem valor ornamental, não atraem animais polinizadores da região do Rio Cachoeira, provavelmente por não produzirem um néctar e odor atrativo para sua alimentação, novamente, não agregando diversidade biológica da área, pois não geram este alimento aos animais.

Os Frutos, a função deles é a proteção da semente em desenvolvimento, durante a evolução, as plantas com flores e frutos desenvolveram novos tipos e estratégias para a dispersão das sementes contidas neles, nas espécies atuais há uma variedade imensa de cores, formas, estruturas acessórias e sabores, cada qual especializada em uma forma diferente de dispersão de sementes. Muitas, justamente para atrair animais que se alimentam deles e desta forma acabam dispersando sementes seja enterrando para comer mais tarde, comendo e jogando a semente fora, ou justamente por não digerirem as sementes, acabam as liberando através das fezes, e assim podemos dizer que eles vão plantado árvores ao longo de sua vida.
- Nunca ouvi alguém dizer que comeu o fruto das Ficus benjamina, eles são ignorados pela espécie humana, porém são muito apreciados por morcegos, sendo eles o únicos a serem atraídos por está fonte de alimentação, embora eu saiba a importância ecológica dos morcegos e os ache lindos, vejo que esta figueira pouco atraí em oferta alimento para as demais espécies animais que poderiam estar ali nas margens do Rio Cachoeira, mais precisamente a avifauna, portanto este Ficus pouco agrega em diversidade biológica no quesito alimentação também.

A raiz é o órgão da planta que tipicamente se encontra abaixo da superficie do solo, elas servem como meio de fixação ao solo e como órgão absorvente de água, nutrientes. As raízes também seguram o solo, se entrelaçam, impedindo que a força das chuvas causem desmoronamentos por exemplo.
- As raízes da Ficus benjamina procuraram água e nutrientes, com se tivessem sempre uma intensa sede e fome. Se encontrarem um cano pelo caminho, ótimo: servirá de fonte. Não contentes com a água ali absorvida, continuarão a procurar, penetrando cada vez mais na terra. Enquanto isso seu tronco, galhos e copa aumentam proporcionalmente. Neste momento ela estará oferecendo uma generosa sombra, densa, felicidade para o dono da casa e os motoristas que ali param. Sua sombra será disputada! No jardim a sua volta, a grama morre devido à intensa sombra. Algumas plantas começam a definhar. A competição com as raízes do fícus é impossível (Fonte: Anavilhana). Sendo assim, além dos danos, também não acrescentam diversidade biológica.

Discussão:
A arborização nas cidades devem exercer função ecológica no sentido de melhoria do ambiente urbano, e estético, trazendo benefícios para população como: purificação do ar; retenção de umidade do solo e do ar e pela geração de sombra; redução na velocidade do vento.
Sim, as figueiras Ficus benjamina podem proporcionar este bem estar aparente, numa cidade onde a área urbana está desprovida de árvores como Joinville, cortá-las causariam um impacto traumático na população, percebi nitidamente isso no Debate e na Audiência Pública, queremos árvores, a carência delas é tão grande, que não interessa nem a espécie, para podermos usufruir de todos os benefícios acima.
Agora PARE E PENSE, a espécie humana não é o CENTRO do universo, a áreas urbanas já tiram muito dos espaços dos ecossistemas, isso não é diferente em Joinville.

Por que não plantarmos nas margens dos Rio Cachoeira espécies de árvores nativas que agreguem e melhorem a diversidade biológica do rio já tão sofrido?

Deixei propositalmente por último um dos benefícios que a arborização pública deve contemplar:

Abrigo à fauna, propiciando uma variedade maior de espécies, conseqüentemente influenciando positivamente para o maior equilíbrio das cadeias alimentares e diminuição de pragas e agentes vetores de doenças.

Meus caros leitores, por tudo que descrevi no decorrer deste artigo, infelizmente a presença da Ficus benjamina no paisagismo urbano, das margens do Rio Cachoeira não contempla este último benefício.
Não defendo a SC Gás e sou totalmente contra a Construção do Paredão de Concreto dito Boulevard Cachoeira, que inclusive geraram toda esta discussão sobre as figueiras, mas graças a ela, podemos exigir um paisagismo adequado, que nos dê muito mais que sombra e faça mitigar o mínimo a áreas que degradamos para construção das cidades e ainda nos dar mais qualidade de vida.
Sou formada em biologia, sou amante de tudo que é vivo, aficcionada pelas relações extraordinárias existentes entre os seres vivos.
Quero além da sombra gerada pelas árvores ao caminhar pela avenida Beira Rio, usufruir de um passeio onde eu possa ver flores, borboletas, espécies diversificadas de aves e talvez até outros animais.
Quero Árvores e demais plantas, que gerem e chamem vida ao seu redor para que possamos ver a grandiosidade das relações ecológicas, quero um rio um pouco mais bonito enquanto ainda não conseguimos despoluí-lo.

Você também deve querer mais para a cidade!

Como bióloga, recomendo não o corte geral desta árvores, mas sim a substituição gradativa das Figueiras Ficus benjamina, por espécies nativas adequadas ao solo da região, que possam nos ofertar muito mais do que sombra e melhorar a nossa qualidade de vida juntamente com a do Rio Cachoeira. Desta forma evitaremos os traumas de uma total supressão das figueiras.
Nunca enxergue somente uma árvore, ele nunca pode ser sozinha, veja além!

Daniela Lima

Clique nos links abaixo e saiba mais sobre o caso das figueiras e benefícios de uma arborização pública adequada:

4 comentários:

Mimirabolante disse...

Uma ótima postagem.....embelezou mais ainda as nossas árvores amadas....Parabéns !!!!

Daniela Lima disse...

Monique,
Obrigada, as árvores agregam mais do que as pessoas em geral param para observar!

Anônimo disse...

Muito bom o artigo.. realmente a ficus benjamina pode prejudicar a paisagem urbana como acontece aqui na minha cidade. Vários debates aconteceram pra ver o que fazer com a tal árvore de mais de 70 anos na cidade! Mas vamos esperar ....

Heitor Augusto disse...

Muito bom o artigo.. realmente a ficus benjamina pode prejudicar a paisagem urbana como acontece aqui na minha cidade. Vários debates aconteceram pra ver o que fazer com a tal árvore de mais de 70 anos na cidade! Mas vamos esperar ....

Related Posts with Thumbnails