domingo, 23 de agosto de 2009

Um Sonho... Um Oásis...

Alguns dias atrás postei esta imagem com o Título: O que você vê neste trecho de área urbana?
Dentre os comentários a maioria escreveu que se tratava de um fragmento de mata urbana, pedindo socorro no meio de um processo de ocupação.
A grande maioria olhou a área da forma como eu a vejo, esse pequeno fragmento faz parte dos meus sonhos:

Joinville pode ganhar Parque de Educação Ambiental

Uma área remanescente de Mata Atlântica em morro no bairro Itaum pode ser transformada em Parque de Educação Ambiental. Esse é o desejo da sócia do Instituto Viva o Cachoeira – IVC, a bióloga Daniela Lima, herdeira da área. A professora pediu apoio do IVC para transformar a propriedade num parque público com trilhas e outros atrativos para a pesquisa e a educação ambiental. Os ambientalistas do IVC comemoraram o desprendimento da bióloga e sua atitude comprometida com o meio ambiente. A entidade vai assumir a liderança junto aos poderes públicos para o estudo de viabilidade do projeto.


Enfim, uma parte deste morro que eu considero um OÁSIS, no meio do bairro Itaum pertence a minha família, quando eu era criança meu pai teve uma granja ali. No início deste mês estive visitanto o local, e pude perceber o quanto a mata se regenerou, está bem fechada, quase não consegui me localizar, isso me deixou muito feliz.
Porém, vizinhos me relataram que marginais, usuários de droga tem usado o local para se esconder e fugir, a presença humana é visível pelos vestígios que encontrei no mato.
O comentário do acadêmico de ciências biológicas Davi Barreto autor do blog BIO CONNECTION, me chamou atenção:

- Um valor grande, principalmente se souber ser aproveitado, áreas verdes como essas devem ser aplicadas na qualidade de vida da população do meu ponto de vista.

O Davi está totalmente certo, do jeito que a área está, ela não agrega nada a população, mesmo preservada, acaba gerando alguns transtornos, transformá-la em um local de lazer contemplativo para cidade é fundamental, ainda mais em um bairro tão carente de opções. Mas, somente a minha área não basta, é necessário conversar com os proprietários dos demais terrenos para que agreguem e acrescentem ainda mais ao meu sonhado OÁSIS, então começo a ver as possibilidades de regulamentar tudo e transformar um sonho em realidade!

Ainda existem muitas áreas particulares, bem maiores que está no Brasil, que deveriam ser usadas para o mesmo fim: PRESERVAR, CONSERVAR, RECUPERAR, espécies da fauna e flora e fazer com que o planeta respire melhor!

Daniela Lima

7 comentários:

paulo guerra disse...

Nossa, Daniela que iniciativa esplêndida, levar consciência e uma melhor qualidade de vida para a população de maneira geral. Fico aqui torcendo para que tudo dê certo, minha admiração por você que já era grande ganha contornos bem maiores,. Abração do amigo, Paulo Guerra!

Mimirabolante disse...

Puxa!Muito legal !Boa Sorte e que vc consiga com que os outros proprietários tenham a mesma visão que vc e que vários ambientalistas tem......Concordo com o Paulo Guerra e tbm te admiro....bjcas....

Davi disse...

Olá Daniela!
Você não sabe o quanto fiquei feliz pelo objetivo o qual o fragmento de mata urbana será destinado..
Aqui na minha cidade passamos por algo parecido..
A Mata do Krambeck aqui é um dos maiores fragmentos urbanos do Brasil de mata atlantica e era dividida em três sítios. Duas eram APP's e um (O sítio Malícia) era uma propriedade particular da família Krambeck. Antigamente na origem da cidade a Fazenda Krambeck era um fazendo de café, e com o abandono cabou se regenerando em um lindo fragmento.
Pois bem, o sítio Malícia foi vendido a um grupo de investidores que pretendia construir um enorme condomínio fechado no local, mas após muita pressão popular conseguimos que a universidade federal (UFJF) comprasse a áerea de volta e reliazasse no local o projeto do Jardim Botânico da nossa cidade.
Fico feliz que as coisas tenham saíbo bem por aí também!
Qualquer informação que vc queira ter sobre o caso é só dar uma passada no blog www.floraoriginal.blogspot.com lá a galera tá bem interada do assunto..
Parabéns a você e ao IVC que fazem um trabalho consciente e de extrema importância pra qualidade de vida da população.

Sônia Pachelle disse...

Iniciativa que demonstra desprendimento de interesses comerciais, a favor das pessoas e da natureza, parabéns querida.


beijos.

Unknown disse...

Dani minha maiga prá todas horas. A cada dia, admiro mais o teu trabalha e dedicação. Perpetuar uma área, que é herança de família, é simplesmente um ato de desprendimento e amor à nossa mãe Terra. Tenho orgulho de ter você com parte das pessoas que me são caras. Bjssss

Anônimo disse...

q bom q há pessoas boas no mundo! te admiro muito, amiga! boa semana pra vc (o:

Daniela Lima disse...

Pessoal, obrigada, todos podemos fazer algo que faça valer nossa passagem pelo mundo!
Esta é uma das formas que encontrei para que minha passagem não seja em vão e melhorar um pouco a qualidade de vida para quem está pra chegar!!!

Related Posts with Thumbnails