segunda-feira, 20 de outubro de 2008

As Sardinhas já nascem dentro das Latinhas???

Estamos tão acostumados com as sardinhas enlatadas, que talvez muitos nunca tenham visto uma sardinha inteira, pois bem, sardinha não nasce dentro das latinhas não! São peixes marinhos pequenos, ósseos, da família Clupeidae, de pequenas dimensões (10-15 cm de comprimento). Eram tantas latinhas de sardinha nas prateleiras, muitos cardumes no mar, mas, isto já não mais uma realidade, a pesca indiscriminada vem fazendo com que a população de sardinhas diminua ano após ano, conclui-se então, que estamos pescando mais sardinhas para nosso consumo do que elas podem se reproduzir!
Perante este fato, foi decretado a época do DEFESO da sardinha, ou seja, existe um período do ano em que sua pesca está proibida, justamente na época de reprodução da espécie. O defeso da sardinha no Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina e Paraná foi do dia 18/06 até o dia 06/08. Barcos flagrados pescando ou vendendo o produto fresco poderão ser multado e presos por crime ambiental. A pena chega a três anos de reclusão, mas os pesquisadores afirmam que deve-se ampliar o Defeso.
Vale salientar que não somos os únicos seres vivos que comem sardinhas! O biólogo Paulo Schwinguel, da Universidade do Vale do Itajaí, que estuda o ciclo e foi meu professor no mestrado faz um alerta:
"Próximas à base da cadeia alimentar, as Sardinelas brasiliensis são animais que se alimentam de plâncton. Peixes como a cavala e as pescadas, carnívoros, se alimentam de sardinha. Se parte considerável da sardinha some do mar, um importante elo do ecossistema marinho é quebrado. E segue-se o efeito dominó de quando se mexe grosseiramente na dança da natureza: sem a sardinha, peixes que freqüentam a costa para comê-la passam a rarear e não estarão disponíveis no ecossistema – nem para a atividade pesqueira."
Se em épocas de defeso você encontrar sardinhas frescas nas peixarias e mercados, denuncie!Olha só!! Para comprar esta sardinha, tive que ir em 3 peixarias porque estava em falta.Se isto continuar latinhas vazias será dos males o menor! Sardinha não dá em lata não!
Daniela Lima

6 comentários:

Jhonatan disse...

Ja estou fazendo minha parte!

Aqui em casa faz meses que eu não compro sardinha. To detonando nas carnes de Boi! Mas comer boi faz mal pro meio ambiente? Se fazer to lascado.

Eduardo Miguel disse...

- Nossa eu nem sabia que a sardinha nascia fora da latinha, defeso que trem é esse? defeso pra que? por que? Bincadeirinha!!!
- Sabe toda estas necessidades na verdade nos levam a processos de reflexão muito mais de como bem equaciona-los porém ao assim proceder com ações mínimas que sejam colaboram de uma forma maior e que não conseguimos dimencionar direto que é a "formação de opnião", um trabalho a conta gotas mas de resultado e o legal é que mesmo com ações tão diferentes é isto que no fim conseguimos, ficamos bem mais próximos de permitir um mundo de visão mais humanista sem ter que fazer mal a nada nem a ninguém, só o bem fazer basta nestas simples más importante ações, muito legal da sua parte fazer, conte comigo e parabéns pelo insite!

Marcos Lemos disse...

Daniela...
adorei seu blog. Super original (coisa difícil de se achar em blogs). parabéns...
tem tudo pra dar certo.

Pode contar comigo para ajudar a desenvolver e tirar dúvidas sobre a blogosfera!

Marcos Lemos - http://ferramentasblog.blogspot.com/

Anônimo disse...

Sobre o defeso da sardinha: infrigir o período de defso é crime ambiental da alçada da polícia federal. Aqui no Rio de Janeiro temos o Del. Alexandre Saraiva que vem realizando um trabalho bem coordenado e os resultados podem ser vistos nas peixarias - o tamanho médio das sardinhas aumentou e a oferta aumentou na exata proporção em que o defeso pasou a ser respeitado pelos grandes navios pesqueiros que invadiam o mar territorial brasileiro em alguns pontos menos fiscalizados. Tecnologia usada? Satélite em tempo real.... Coisa de hollywood a serviço de todos nós. Garantam o direito de comer sardinha em casa! caso saibam de pesca ilegal procurem a DELEMAPH (delegacia de meio ambiente e patrimônio histórico) de vosso estado.

Paulão Fardadão Cheio de Bala disse...

Sardinha assada q é gostoso.

Anônimo disse...

Dez!!!!! De longe a melhor explicação para a restrição de pesca que já li!!!!! Pq será que os legisladores não conseguem falar o mesmo idioma dos mortais?

Related Posts with Thumbnails