segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Tartarugas Marinhas




As tartarugas marinhas são répteis aquáticos do grupos dos quelônios por possuírem uma carapaça a qual faz parte de seu corpo e abriga a coluna vertebral. São animais que atingem sua maturidade sexual em torno dos 20 a 25 anos de idade, antes disso não se reproduzem. Podendo viver até 100 anos.
Estes seres quase desapareceram do planeta, pois, sua carne e seus ovos eram muito apreciados, em geral eram capturadas quando saiam do mar para a areia das praias onde depositam os ovos, esperavam que elas desovassem e em seguida decepavam o pescoço da fêmea, depois apavanhavam seus ovos. Depositam até 500 ovos, desses somente 1 chega a idade adulta, muitos são os predadores das pequenas tartaruguinhas.
Somente as fêmeas saem da água, o macho permanece no mar a vida inteira, então, já viu, a população de fêmeas diminui, além disso os ovos não chegavam a eclodir, portanto, as tartarugas marinhas foram diminuindo, e quase entraram em extinção, hoje estão ainda em fase de recuperação de sua população.
A recuperação destas espécies no Brasil se deve pelo intenso trabalho de Educação Ambiental e Monitoriamento dos especialistas do Projeto Tamar de proteção as espécies de tartarugas marinhas, visite: http://www.projetotamar.org.br/
Jogar lixo nas praias é muito perigoso para as tartarugas, elas confundem com alimento e já foram encontrados exemplares da espécie mortos engasgados com sacolas plásticas.
Estas que estão comigo nas fotos são da espécie CABEÇUDA(Caretta caretta), uma delas é albina, as fotografias foram tiradas quando fiz trabalho voluntário no PROJETO TAMAR em Ubatuba/SP, neste dia estávamos fazendo limpeza dos tanques e dando umas escovadas nos cascos delas!
As tartarugas marinhas existem há mais de 180 milhões de anos e conseguiram sobreviver a todas as mudanças do planeta. Faça denúcias ao IBAMA/Fatma caso veja ou saiba de irregularidades.
Daniela Lima

15 comentários:

nerdsedentario disse...

Eu já ouvi muito falar delas. E já faço a minha parte, não vou à praia, por isso não jogo lixo.
Mas quase ninguém se importa.

30 e poucos anos. disse...

Lindíssimo texto ... conscientizaçao é tudo !!!

Jonathan Alves disse...

mais uma aula de biologia
rsssss!
bem legal essa ajuda as pessoas se tocarem e reispeiratem não soh o mar como toda a natureza
^^

HOMEM-MATO disse...

Parabéns pela iniciativa! Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável é o que precisamos!Isto sim é qualidade de vida!
Três vivas ao TAMAR!

Eduardo Meireles disse...

mto bom seu blog... bastante curioso...
sobre o que você comentou no meu, concordo em gênero, número e grau em relação aos selos verdes...
vi que você me adicionou como blog parceiro, e fiz o mesmo... não pra retribuir a parceria, mas pq seu blog é realmente interessante...
apareça sempre por lá...
um abraço,
Meireles

Marcos Lemos disse...

Daniela,

Depois adiciona meu blog na sua lista de seguidores pra vc ficar atualizada com o q há de novo no meu blog.

Marcos Lemos - http://ferramentasblog.blogspot.com/

Arte&Reciclagem disse...

Lindas tartarugas !
Gostei muito do blog. Venha me visitar tb.

Eduardo Miguel disse...

- Oi daniela legal seu post, prtico mergulho livre apnéia e por várias vêzes já as acompanhei algumas são bem traquilas e permitem que nos aproximemos é uma experiência muito legal, bom quanto ao seu comentário lá no blog é o seguinte tenho plantado diverssos tipos de plantas específcas para diferentes tipos de borboletas e tenho aqui no sítio um lago e um prqueno rio onde elas se juntam para complementar sua alimentação com o sal que há nas margens, quando alguém se aproxima muito é a maior revoada algumas são enormes e bem coloridas, bom deu pra perceber que prefiro deixa-las a vontade e de qualquer forma trabalho só e há dias que o viveiro por sí só toma muito tempo e tenho um jardim de 5000 metros haja tempo e energia para deixa-lo legal, mas valeu a dica e obrigado mesmo por sempre passar por lá para dar pitaco na prosa, abração...

Geison e JO@N@ disse...

mau sora ficou muito show!!!
gostei muito!
beijão

Dudu disse...

é isso ai sora, vamo concientiza todo mundo a cuidar das tartarugas e dos outros animais.....
Show de bola o texto sora, e as fotos melhoras ainda....
Bjoxx....

Aluisio Gonzaga disse...

Daniela, seu blog é bacana demais! Recursos interessantes, assuntos relevantes e um texto muito atraente!

Eu nunca vi uma tartaruga marinha, acredita? Talvez seja pela distância do mar... hehe!

Beijão!

Laísa 6ªA disse...

legal as tartaruga, sora! um beijão...

Gabriela P. Dal Santos.. disse...

Adorei o texto,e acho muito bacana o trabalho da profª, linda a foto, só é uma pena que de tantas, apenas uma chega a fase adulta...
;D

Gabriela disse...

Lindas as fotos...
as tartarugas também...
É uma pena que estão desaparecendo :(
bjo sora...
",


Gabriela 6ªB

emili carolini disse...

Emili nº8 6ªB
Temos que cuidar das tartarugas e seres marinhos,pois é no mar que vivem a maior parte dos seres vivos do planeta.

Related Posts with Thumbnails