segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Tartarugas Marinhas




As tartarugas marinhas são répteis aquáticos do grupos dos quelônios por possuírem uma carapaça a qual faz parte de seu corpo e abriga a coluna vertebral. São animais que atingem sua maturidade sexual em torno dos 20 a 25 anos de idade, antes disso não se reproduzem. Podendo viver até 100 anos.
Estes seres quase desapareceram do planeta, pois, sua carne e seus ovos eram muito apreciados, em geral eram capturadas quando saiam do mar para a areia das praias onde depositam os ovos, esperavam que elas desovassem e em seguida decepavam o pescoço da fêmea, depois apavanhavam seus ovos. Depositam até 500 ovos, desses somente 1 chega a idade adulta, muitos são os predadores das pequenas tartaruguinhas.
Somente as fêmeas saem da água, o macho permanece no mar a vida inteira, então, já viu, a população de fêmeas diminui, além disso os ovos não chegavam a eclodir, portanto, as tartarugas marinhas foram diminuindo, e quase entraram em extinção, hoje estão ainda em fase de recuperação de sua população.
A recuperação destas espécies no Brasil se deve pelo intenso trabalho de Educação Ambiental e Monitoriamento dos especialistas do Projeto Tamar de proteção as espécies de tartarugas marinhas, visite: http://www.projetotamar.org.br/
Jogar lixo nas praias é muito perigoso para as tartarugas, elas confundem com alimento e já foram encontrados exemplares da espécie mortos engasgados com sacolas plásticas.
Estas que estão comigo nas fotos são da espécie CABEÇUDA(Caretta caretta), uma delas é albina, as fotografias foram tiradas quando fiz trabalho voluntário no PROJETO TAMAR em Ubatuba/SP, neste dia estávamos fazendo limpeza dos tanques e dando umas escovadas nos cascos delas!
As tartarugas marinhas existem há mais de 180 milhões de anos e conseguiram sobreviver a todas as mudanças do planeta. Faça denúcias ao IBAMA/Fatma caso veja ou saiba de irregularidades.
Daniela Lima

14 comentários:

Anônimo disse...

Eu já ouvi muito falar delas. E já faço a minha parte, não vou à praia, por isso não jogo lixo.
Mas quase ninguém se importa.

Erich Pontoldio disse...

Lindíssimo texto ... conscientizaçao é tudo !!!

Unknown disse...

mais uma aula de biologia
rsssss!
bem legal essa ajuda as pessoas se tocarem e reispeiratem não soh o mar como toda a natureza
^^

Douglas disse...

Parabéns pela iniciativa! Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável é o que precisamos!Isto sim é qualidade de vida!
Três vivas ao TAMAR!

Marcos Lemos disse...

Daniela,

Depois adiciona meu blog na sua lista de seguidores pra vc ficar atualizada com o q há de novo no meu blog.

Marcos Lemos - http://ferramentasblog.blogspot.com/

Arte&Reciclagem, ReceitasSaúde e ReciclagemdasLetras disse...

Lindas tartarugas !
Gostei muito do blog. Venha me visitar tb.

Eduardo Miguel disse...

- Oi daniela legal seu post, prtico mergulho livre apnéia e por várias vêzes já as acompanhei algumas são bem traquilas e permitem que nos aproximemos é uma experiência muito legal, bom quanto ao seu comentário lá no blog é o seguinte tenho plantado diverssos tipos de plantas específcas para diferentes tipos de borboletas e tenho aqui no sítio um lago e um prqueno rio onde elas se juntam para complementar sua alimentação com o sal que há nas margens, quando alguém se aproxima muito é a maior revoada algumas são enormes e bem coloridas, bom deu pra perceber que prefiro deixa-las a vontade e de qualquer forma trabalho só e há dias que o viveiro por sí só toma muito tempo e tenho um jardim de 5000 metros haja tempo e energia para deixa-lo legal, mas valeu a dica e obrigado mesmo por sempre passar por lá para dar pitaco na prosa, abração...

Anônimo disse...

mau sora ficou muito show!!!
gostei muito!
beijão

Eduardo Abreu Klaumann disse...

é isso ai sora, vamo concientiza todo mundo a cuidar das tartarugas e dos outros animais.....
Show de bola o texto sora, e as fotos melhoras ainda....
Bjoxx....

Aluisio Gonzaga disse...

Daniela, seu blog é bacana demais! Recursos interessantes, assuntos relevantes e um texto muito atraente!

Eu nunca vi uma tartaruga marinha, acredita? Talvez seja pela distância do mar... hehe!

Beijão!

Anônimo disse...

legal as tartaruga, sora! um beijão...

Anônimo disse...

Adorei o texto,e acho muito bacana o trabalho da profª, linda a foto, só é uma pena que de tantas, apenas uma chega a fase adulta...
;D

Anônimo disse...

Lindas as fotos...
as tartarugas também...
É uma pena que estão desaparecendo :(
bjo sora...
",


Gabriela 6ªB

Unknown disse...

Emili nº8 6ªB
Temos que cuidar das tartarugas e seres marinhos,pois é no mar que vivem a maior parte dos seres vivos do planeta.

Related Posts with Thumbnails