domingo, 26 de outubro de 2008

A infância dos Anfíbios- Girinos

A palavra anfíbio significa duas vidas, este grupo de animais vertebrados se caracteriza por dois momentos distintos em sua vida, sendo um a fase aquática e outra a fase terrestre porém sempre próxima de ambientes úmidos.
Sapos, rãs e perecas possuem fecundação externa, ou seja, as células sexuais são lançadas fora do corpo da fêmea, onde se juntam e formam os ovos, desses nascem os girinos a primeira fase dos anfíbios. Tanto a postura dos ovos e a eclosão deles são de extrema importância, pois muitos animais depedem deste ciclo para conseguir alimento, é sim, muitos peixes e aves acabam se alimetando dos ovos e girinos, controlando assim a população de anfíbios.
Como os girinos vivem na água eles possuem respiração branquial, ou seja, retiram o oxigênio dissolvido na água, ao passar do tempo eles vão crescendo e sofrendo alterações em sua anatomia e fisiologia, o corpo vai mudando, vão desenvolvendo membros e atingindo a forma adulta, onde eles acabam absorvendo a cauda como fonte de energia, e desenvolvem a respiração pulmonar e cutânea (pele) por isso precisam manter a pele úmida para as trocas gasosas. Saiba mais: http://www.ra-bugio.org.br/
Muitas pessoas não apreciam esses animais, mas, rãs, sapos e pererecas são de extrema importância, pois se alimentam de insetos, minhocas e até pequenos vertebrados, controlando assim a população desses seres impedindo que aumentem demais, bem como, sapos, rãs e perecas servem de alimento para cobras, aves entre outros animais. São elos quem não podem ser rompidos, caso contrário geram desequilíbrio ecológico. Portanto, deixe os sapinhos, as pererecas e rãs em seus cantinhos, não mate, caso apareçam em suas casas, pegue-os e os deixem em uma área de mata, para que prossigam e possam desenvolver seu trabalho na natureza!!
Daniela Lima
Encontrei uns girinos em meu caminho e fiz um vídeo sobre eles!

24 comentários:

Mimirabolante disse...

Puxa uma aula !Eu adorava as aulas de Ciências.Adorei o que li,me lembrou qd eu passeava com os meus alunos e mostrava para eles os girinos nos lagos(no Jardim Botânico e no Parque Lage,RJ).Agora,curto os sapos e as pererecas que aparecem no meu sítio. Outro dia ,sem querer fiz uma bobagem,deixei matarem uma "limpa mato ",no meu jardim.....foi sem querer ....eu juro.....na hr pensei que fosse venenosa e fosse atacar os meus cachorros.....só soube depois.....Parabéns,seu Blog é um barato.....

Wander Veroni Maia disse...

Oi, Daniela!

O seu blog é uma aula de biologia...adorei! Aqui, o seu blog tem o layout igual ao meu. Depois passa lá no meu pra vc ver!

Abraço,

=]

-------------------
http://cafecomnoticias.blogspot.com

Eduardo Miguel disse...

- No lago tenho trocentos mil girinos e diversas espécies, eles os sapos são além de controlers biológicos a indicar o nível de puresa da água e do local são também funadamentais na cadeia alimentar (alimentando-se de insetos) e também alimentando algumas aves cobras e lagartos, ou seja parte integrante e fundamental no equilíbrio do sistema ambiental e de nossas vidas!
- Daniela retribuí indicação seguidores, todos conectados, interligados e luperligados na forma e conteúdo!
- Grande abraço...

A'ZaF disse...

Eu acho que aprendi mais com seu blog do que com todas as muitas aulas que tive na escola...

Muito bons os posts, nada muito cansativo e ao mesmo tempo bem completo.

Bjim moça ;**

Anônimo disse...

hmm, acho todos os animais importantes. também todas as ciências e todos os tipos de estudos. Mas, pessoalmente, não gosto de biologia. tirei nota máxima, mas foi assim com a maiorias das materias... =P

fica difil ler seu blog, deveria reconsiderar as cores. e poderia fazer o texto um pouquinho mais interessante. ahh, importante: muitos erros de português, fica feio.

bjs
-Jr

Anônimo disse...

^^
mas nao entenda errado, gostei do blog, por isso q falei essas coisas, pra ele melhorar ;D
vc tem orkut, msn?

bj
-Jr

Anônimo disse...

Futura professora! xD

muito maneiro



www.som10.blogpot.com

Unknown disse...

muito bom !
mas sapos, rãs, pererecas, são um nojo.

hhee
nem gosto fos anfíbios.

;)

http://jcdigital.blogspot.com

Daniela Lima disse...

Procuro sempre ler e reler o que escrevo, sou professora e tomo cuidado com isso, mas, sempre acaba escapando algo, tento me policiar.
Tento escrever de forma simples, com intuito de fazer com que qualquer pessoa possa compreender, entendendo a importância de cada ser vivo do planeta, sendo que cada um tem uma função e está interligado!
Jamais irei agradar todos, mas tento fazer o meu melhor!!!
Obrigada aos visitantes!!!

Mimirabolante disse...

Oi,Dani......pegar nos sapinhos e nas pererecas tbm não pego....geralmente protejo as mãos qd preciso pegar neles ou nas lagartixas.....Meu sítio fica em Miguel Pereira,120 km distante od RJ. Vou tds as sextas e só volto no domingo.Lá cuido das plantas, aprecio as aves e etc.....bjs,Mimi

Anônimo disse...

Quando isso acontecer vou estar longe, heheeh

abs

Arte&Reciclagem, ReceitasSaúde e ReciclagemdasLetras disse...

Nossa, vc me fez lembrar da minha infância. Eu "caçava" girinos pra criar os sapinhos em casa. Eu os colocava num aquario e dava comida de peixes pra eles. Adorava ver qdo começavam a nascer as perninhas e o rabinho começava a sumir.
Infelizmente muitos morriam, e os sapinhos ficavam muito peqs. Pq sera? Adoraria ter uns sapos no quintal. Bjs

Daiane Santana disse...

Parabéns pelo blog ^^

Acho que estamos com a mesma iniciativa né? heheh

aí ... peço permição para disponibilizar o link de seu BLOG no post Dicas de Sites e BLOGS de meio ambiente da semana que vem ^^

Grata desde já...

e já está linkada lá no VivoVerde

:D

Arte&Reciclagem, ReceitasSaúde e ReciclagemdasLetras disse...

É verdade, no meu tb aparece Greenpeace. Pq sera?

Unknown disse...

Mais uma aula de minha professorinha predileta, se eu tivesse tido aula com vc, com certeza minhas notas teriam sido melhores rss1

Eduardo Miguel disse...

- Só passei para dizer que estou ligado, conectado, atento e a observar seus posts, abração e aincioso por novidades...

Anônimo disse...

Sob a ótica conservacionista é de extrema importância a presença destes organismos, pois indicam que o ambiente em questão está são.

Só para vcs terem uma idéia da importância destes "sapinhos"(rs) muitos EIA's(Estudo de impacto ambiental) e RIMA's(Relatório de impacto ambiental) são reprovados por não apresentarem dados conclusivos sobre as espécies impactadas. Isto demonstra duas coisas: alguns biólogos não estão preparados para um novo ordenamento ambiental, e engenheiros ambientais não são os mais indicados(rs)para estes estudos faunísticos.

Anônimo disse...

alisson e lucas:Oii professora legal o comentario da sacolinha ecologica.
sera bom se todos olharen seu comentario e pensar sobre o assunto.

Anônimo disse...

oiiiiiii
profºesse comentarios foi muito legual.Eu lembro que eu fiz uma folinha de ANFIBIOS e tirei uma nota boa (2,0).
Alem disso eu achei muito entereçante porque o nome deles significa duas vida.
Xauuu.,.,.,

Unknown disse...

Aluno;anderson morback Eu achei interessante
quando falou sobre Aads que ela transmite muitas doenças que matam rapidos.
que matam e fazen sofrer muito.
e so isso por inquanto.

Anônimo disse...

eu gostei muito de estar aprendendo sobre a reprodução dos girinos.E também gostei muito do vidio.
Débora 6 série b

Anônimo disse...

Aluno;anderson 6B.
prof; gostei do comentario e tambem da sacolinha egologica e queria que todos liam esse assunto.

Anônimo disse...

EU GOSTEI MUITO DESSA MATÉRIA.
ACHEI MUITO INTERESSANTE PORQUE APRENDI MAIS SOBRE A VIDA DOS ANIMAIS...

Unknown disse...

Professora eu Andreia vi seus vidios e gostei muinto adorei gosto muito
de você adorei seu blog.


Andreia 6ªB

Related Posts with Thumbnails