quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Asas para voar!!!!

Dizem que os biólogos estão sempre alertas para o que ocorre ao seu redor. Estava descendo a escada da minha casa hoje a tarde quando vejo um movimento num matinho ao redor de uma árvore e lá estava ele assustado, esse pequeno filhote certamente estava tentando seu primeiro vôo, mas, como nem tudo é fácil de primeira ele não estava dando conta! O forro do meu quarto virou um berçário, sempre tem filhotes e durante a noite escuto uma folia engraçada de sons, não me importo, nos arredores da casa existem muitas aves, vizinhos tem comedouros com frutas, pés de goiaba, estava observando que os frutos estão cheio de buracos porque os pássaros estão tendo um banquete nesta época de frutificação. Sempre falo para meus alunos que é muito melhor ter comedouros para as aves do que te-las em gaiolas, desta forma, podemos observar seu comportamento naturalmente, e assim como na minha, poderemos desfrutar do milagre da vida tendo sempre ninhos. No sítio da Monique www.mimirabolantes.blogspot.com tem sempre passarinho fazendo ninho em uma janela! Na minha escola ano passado caiu um filhote do teto do ginásio, os alunos vieram me trazer, mostrei para minha amiga professora Fabi Deprá Pacher, também bióloga, ela levou para casa, o pai dela garantiu os primeiros socorros e assim que se reestabeleceu bateu asas e voou, ele achava que era uma curruíra. Quanto ao pequeno em minhas mãos, acho que também era uma curruíra, fiquei com medo que o cachorro pegasse, provavelmente se isso acontecesse em uma floresta, ou ele voaria ou serviria de comida para algum outro bicho, mas, como poderia largá-lo?? Fiquei um tempinho com ele, veriquei se não tinha nada quebrado e o coloquei em uma casinha pendurada em uma árvore, logo depois o danado estava na porta da casinha, provavelmente tomando coragem para uma nova tentativa, não deu tempo de pegar a máquina, quando voltei ele já não estava mais... Bateu asas e voou ... Afinal, se no processo evolutivo foram dadas asas para estes vertebrados, foi para Voar... Boa sorte ao pequeno!!!!

Daniela Lima

7 comentários:

Josi Puchalski disse...

òtimos textos! Blog consciente, informativo, muito legal! parabéns pelo trabalho!!!

beijão boa semana!!!

Diego disse...

Tão valioso é dom de voar!

=)

Wagner Lopes disse...

Meus pais e avós sempre tiveram passaros em gaiola, nunca gostei muito dessa idéia, me da uma sensação meio ruim

Tb prefiro observar eles soltos.

Antônio disse...

Daniela, muito legal ter recebido a tua visita no meu blog... muito honrado hein...
Também tava dando uma lida aki no teu, e tbm gostei muuito...
olha... sobre o fato de vc n ter conseguido ser seguidora... naum entendo... todos o fizeram, semproblemas... relamente, naum tem nada ao meu poder... se quiser tentar de novo realmente seria uma boa pedida... hehehe... Obrigado... vou ser teu seguidor, viu ? bjuu

Professor Valadares disse...

É difícil achar blogs assim!!!
PARABÉNS pelos posts!!

paulo guerra disse...

Daniela, enviei um e-mail para você esclarecendo aidentificação e a atualização de seu domínio. Abraço!

Paola Graziella disse...

Também sou uma observadora e isso ajuda muito a termos uma consciência ecológica. Um abraço!

Related Posts with Thumbnails