quarta-feira, 22 de abril de 2009

Dia daTerra...

Hoje dia 22/04, para comemorar, divulgarei o trabalho feito pela professora de Português Alexandra Lima Moraes da Escola Municipal Prefeito Baltasar Buschle em Joinville/SC, realizado com as turmas de oitavo ano do ensino fundamental. A professora Alexandra nem sabia da existência desta data e vem trabalhando o assunto umas 2 semanas, pelo que vi da movimentação na escola, ficou sabendo por mim.
Preocupada com as notícias divulgadas sobre o aquecimento global, ela correu atrás sobre mais informações, gravou o Programa SBT Realidade sobre o assunto, o qual ela passou para os alunos, juntamente com a Carta do Futuro-2070, para quem não conhece aqui está o link http://www.youtube.com/watch?v=Hi6plFfE2F8 , vale a pena ler.
A professora Alexandra discutiu com os alunos os dados transmitidos no vídeo e propôs a seguinte atividade, que eles de próprio punho, escrevessem uma carta para a população do ano de 2070, relatando os fatos que estão acontecendo hoje, ou seja, a degradação ambiental do planeta atualmente. As cartas ficaram maravilhosas, escolhi a carta da aluna Jéssica Berni e postei aqui, para que os meus leitores vejam o trabalho fantástico idealizado pela professora Alexandra. Segue o texto na íntegra feito pela aluna.

Olá, queridos filhos e netos:

Estou no ano de 2009, tenho 13 anos e minha geração ainda dispõe de comida e água potável. Infelizmente, acho que isso não será por muito tempo. O aquecimento global já afeta muito o mundo.
Mudanças climáticas repentinas já acontecem, chuvas fora de estação, secas de até meses, lugares cobertos por neve passando meses sem tê-la.
A Amazônia, hoje já está sendo muito desmatada ilegalmente, muitas queimadas são feitas diariamente, emitindo gases estufa, o Brasil é o quarto país que mais emite esses gases na atmosfera.
A temperatura aumenta a cada dia mais, e cientistas já alertam que se a temperatura subir pelo menos mais 2 a 3 graus, as calotas polares, que já estão derretendo , derreterão totalmente fazendo com que, o nível do mar suba até 7 metros, engolindo ilhas e cidades costeiras. A emissão de gases poluentes ajuda a aumentar o buraco na camada de ozônio, aumentando ainda mais a temperatura.
Todos os dias somos avisados para Cuidar do Planeta, mas há pessoas que acham que as catástrofes nunca chegarão até nos e não se preocupam.
Muito já está sendo feito, mas temos que nos conscientizar que não são apenas ONGs e Projetos Sociais que devem cuidar do nosso planeta, apenas assim poderemos realmente ajudar o planeta.
E o pior é que tudo isso está acontecendo por culpa nossa, que não soubemos preservar.
Temos muitas riquezas naturais, que ainda não foram destruídas, rios, lagos, florestas e reservas ambientais que, graças a Deus, ajudam a diminuir o desmatamento.
O planeta “azulzinho” como disse o poeta, ainda tem chances de se salvar, basta que as pessoas compreendam que nada é pra sempre, e a água também não será!
Porque o planeta é nosso, e se foi por nossa culpa que hoje ele está assim, é também por nossas mãos que ele pode e deve ser salvo.
Espero que o que já fizemos e continuamos fazendo, ajude vocês a não sofrer com um aquecimento global ainda maior. Amo vocês e não quero que sofram com essas catástrofes.

Joinville, 15 de Abril de 2009

Jéssica Silva Berni -8º ano C
Baltasar Buschle
Parabéns pela iniciativa da Professora Alexandra e para aluna Jéssica pela emoção do texto!
Pense na Terra hoje e sempre!
Daniela Lima

8 comentários:

Anônimo disse...

"Porque o planeta é nosso, e se foi por nossa culpa que hoje ele está assim, é também por nossas mãos que ele pode e deve ser salvo."
uma menina da oitava serie? uau! parabens pra ela! vcs professores estao fazendo um otimo trabalho!
=*
-Jr

Mimirabolante disse...

Parabéns!!!!Grande iniciativa !!!!

Rosa Sousa disse...

Bacana o depoimento. Parabéns aos professores pela iniciativa.

CANTO EN FLOR disse...

Enhorabuena por la iniciativa y por los resultados! Cierto es que todos debemos comprometernos a cuidar el planeta, pero nosotros los docentes aún más, saludos afectuosos a Alexandra y a todos sus alumnos!

BESTEiRENTO CLIQUE AQUI disse...

realmente o dia da terra é mto importante
vamo cuida do q é nosso galera
flw
boa sorte ai

Adriano disse...

Adorei o Blog... vou seguí-lo...

Gosto mto de discutir esses temas...


www.colunasdehercules.blogspot.com

Por: Hermilson's Blog disse...

q massa teu blog!
eu não sabia q dia 22 foi dia da terra. bem, agora sei.
mal sabia q era dia do descobrmento, mas isso não vem ao caso, so queria pedir pra aumentar mais o tamano da letra e o contraste, qm é miope como eu sofre pra ler essa letras miudas.

no mais, adorei

bju

Daniela Lima disse...

Darei continuidade ao trabalho da Professora Alexandra, discutindo as causas do aquecimento global e a atitude individual de cada um para não contribuir com o problema!!!

Related Posts with Thumbnails