quinta-feira, 30 de abril de 2009

Dica de Leitura - ANTROPOCENO Iniciação à Temática Ambiental

Se você tem interesse em saber mais sobre as questões ambientais no Brasil e no mundo, aqui está um ótimo livro para iniciantes, ANTROPOCENO-Iniciação à Temática Ambiental de Genebaldo Freire Dias é uma ótima dica!
O autor escreve de forma simples e de fácil entendimento sobre diversos temas relacionados ao meio ambiente, dados de quando ainda não havia políticas ambientais (legislação, licenciamento e outros). O mundo só começou a refletir sobre os danos causados pela exploração dos recursos naturais desenfreada, quando as pessoas começaram a sentir literalmente na pele as consequências de tudo isso.
Antropoceno é a época das alterações ambientais globais impostas pelo ser humano. Em um trecho do livro o autor faz o seguinte comentário:
"Poluímos o ar que respiramos, degradamos o solo que nos alimenta e contaminamos a água que bebemos. O ser humano parece não perceber que depende de uma base ecológica para a sustentação de sua vida e de seus descendentes. Vive como se fosse a última geração do planeta."
Tive a oportunidade de estar duas vezes com o Genebaldo, em uma palestra de abertura do Programa de Educação Ambiental Prêmio Embraco de Ecologia e depois em um curso de um dia que ele ministrou para participantes do programa. Defensor ativo da Educação Ambiental, é uma figura muito simpática e cativante. Durante o curso ele fez uma dinâmica e perguntou nomes e datas de aniversário de cada um, no final do dia quando fui me despedir, ele me disse:
- Tchau Daniela, tudo de bom pra você!
E mais alguma coisa nesse sentido, espantada, juntamente com algumas colegas por ele saber meu nome no meio de tantas pessoas ele falou:
- O seu nome eu gravei, pois você faz aniversário na mesma data que eu 03/03.
Dei-lhe um beijo e um abraço e me fui feliz da vida!
Atualmente ele coordena o Programa de Educação Ambiental do Parque Nacional de Brasília e da Universidade Católica de Brasília, na qual também é professor e pesquisador.
ANTROPOCENO Iniciação à Temática Ambiental é um exame instigante das causas, consequências e das possíveis saídas para o atual impasse evolucionário da espécie humana. Tenho certeza que você vai gostar de ler!

ANTROPOCENO-Iniciação à Tematica Ambiental
Autor: Genebaldo Freire Dias
Área: Educação Ambiental e Meio ambiente
Editora Gaia
Conhecer para preservar!
Daniela Lima

5 comentários:

Marcia M. disse...

oi querida recebi seu imail e vim marcar presença o que vc faz aqui é muito importante para todos nos meus parabéns!
um bom fim de semana!

CANTO EN FLOR disse...

Gracias por la recomendación!
Un abrazo, sin virus raros o desconocidos, estamos cuidándonos de ellos...

Anônimo disse...

já coloquei na minha lista de leitura de 2209 =P
mas vai demorar um pouco, ainda tem uns livros q tem preferências (já faz uns 2 anos q estou querendo ler Macbeth, de Shakespeare, mas só comprei este ano)

=*
-Jr

Eduardo Miguel disse...

Sem qualquer conhecimento me limito ao intuítivo e aos seus riscos evidentes ainda bem não fiz nada de tão errado na área ambiental e fica evidente também a necessiadade de ter mais informações, assim sendo sua indicação é muito bem vinda e vou aproveita-la da melhor forma, obrigado valeu...
Abraço grande

Mimirabolante disse...

Grande Daniela !!!!!

Related Posts with Thumbnails