quarta-feira, 27 de maio de 2009

Primeira Hidrovia de Santa Catarina...

No dia 17/03/09 foi inaugurada a primeira hidrovia de Santa Catarina, que liga os municípios de Joinville (Cais Conde D'Eu) e São Francisco do Sul (Centro Histórico), permitindo a navegação de pequenas embarcações pelo Rio Cachoeira, sobre o qual já escrevi no post Nossos Rios... .
Quando começaram as discussões sobre a retomada da navegação pelo Cachoeira, particularmente eu era contra, achava um absurdo navegar por um rio poluído por esgoto doméstico, industrial, em alguns dias o cheiro exalado por ele é tão forte chegando ao limite do insuportável. No meu pensamento esta hidrovia só deveria ser inaugurada, quando os problemas ambientais do Rio Cachoeira fossem solucionados, não acho que estava de todo errada, mas após fazer o trajeto da hidrovia, alguns conceitos pessoais foram modificados.
Durante a viagem dentro da embarcação, pude ter outras visões do rio e da cidade, não sabia que existiam tantas residências as margens do rio, algumas em boas condições outras não, a grande maioria com rampas para pequenos barcos, jamais imaginei que fosse encontrar isso bem no centro da cidade, porém a primeira parte do trajeto não é nada bonita, água escura e fedida, confesso que senti o maior medo de que a água do rio respingasse no meu corpo, a maioria das pessoas que caíram por algum motivo nele, adquiriu leptospirose entre outras doenças provenientes da contaminação da água.
É possível também avistar animais resistentes a tamanha poluíção, não podemos considerará-los bioindicadores de qualidade da água, mas estão lá compondo a fauna da área, nos dando a esperança de que ainda podemos ter vida no Rio Cachoeira. Não bastando o esgoto doméstico e industrial lançado no rio, a quantidade de lixo descartada pela população dentro dele é muito grande. Sacos de lixo, garrafas pet, foram os resíduos que mais vi boiando, mas já foram retirados de dentro do Cachoeira cofre (sem dinheiro), cama, bicicleta, brinquedos, etc. É impressionante como as pessoas associam o rio a lixeira e vão jogando tudo dentro dele, em outro post Exposição da Artista Plástica Márcia Camargo , falei sobre o trabalho da artísta que confecciona suas obras, retirando estes resíduos do rio visando sensibilizar as pessoas sobre este descaso.
Nunca imaginei passar por baixo da ponte Do Trabalhador, que liga os bairros Guanabara e Boa Vista, sempre atravessei a ponte de carro, fiquei impressionada. No decorrer da viagem, com o aumento da extensão do rio, o cheiro vai se dissipando sendo possível admirar o manguezal, porém, a poluíção não desaparece, ainda está lá, só que espalhada. O passeio passa a se tornar agradável, no entanto diferentes áreas da Baía da Babitonga recebem estes resíduos, contaminado peixes e outros animais presentes nos Maguezais.
Hoje penso que esta hidrovia pode fazer com que as pessoas que passam por ela, tenham outro olhar sobre a sistemática do rio, refletindo sobre suas atitudes individuias em relação ao meio ambiente e cobrar do poder público medidas para a revitalização do Rio Cachoeira tão danificado por anos de descaso, e dessa forma tornar todo o trajeto agradável, bonito de se ver e sentir.
Existe sinalização náutica para navegação diurna e noturna entre os Terminais Aquaviários de Joinville e São Francisco do Sul no Norte de Santa Catarina. Estes trabalhos foram realizados e elaborados pelos técnicos da Secretaria Regional de Joinville, com apoio financeiro do Departamento de Transportes e Terminais (Deter) e das Secretarias de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Econômico Sustentável.
Atualmente, o transporte está sendo feito pela empresa Jet Bus Transportes Marítimos , que se mostra bastante preocupada com a recuperação do Rio Cachoeira tendo membros dela, participando do Instituto de Preservação e Recuperação da Biodiversidade de Joinville e RegiãoViva o Cachoeira - IVC.
Eu espero que fundada a hidrovia, o processo de busca para recuperação deste rio não caia no esquecimento e que o poder público não se acomode perante esta situação.
Cabe a nós membros do IVC lutar por isso!
Daniela Lima

3 comentários:

CANTO EN FLOR disse...

Hola Dani:
Muy interesante la información que presentas; es una pena que la contaminación esté presente en este río, que se mira magnífico, aunque lleno de malos olores (que no llegué a percibir).
Muy buenas fotos,un excelente reportaje, ojalá sirva para que la gente modifique su conducta respecto al medio ambiente.
Llegué de casualidad, pues el sistema no me avisó de la actualización, posibles fallas.
Hasta la próxima!
Besos!

Anônimo disse...

ei, boa sorte na luta pela recuperação do rio! a hidrovia, se usada adequamente pode trazer muitos beneficios, no exemplo dessa q liga Joinville e São Francisco do Sul, pode conscientizar as pessoas!

=*

Mimirabolante disse...

Muito interessante esta sua postagem......Quando volto do sítio , no domingo , vejo as águas fétidas das margens da Linha Vermelha , tbm fico absmada com a quantidade de Garças......cmo vc mesma diz....eles(as aves,os animais ) nos dão a esperança que precisamos......só não entendo é pq as autoridades não se sentem incomodadas como nós nos sentimos, como nós nos mobilizamos........como podem desviar tts verbas , haver tt roubalheira e não fazer nada diferente ......Parabéns por mais este trabalho informativo e fotográfico.......vc é uma jovem de mt talento.......Mudando de assunto,respondi ao seu email , pelo msn.......vou ter os dois....o blog e o site......pode manter as coisas como estão e me acompanhar nos dois......será um enorme prazer.....Obrigada.....

Related Posts with Thumbnails