quinta-feira, 21 de maio de 2009

Baleias:Você faria algo bem simples para salvá-las?

Para quem já teve a oportunidade de avistar esses animais, pode-se dizer que ao vê-los você sente uma emoção indescritível, bem, pelo menos posso falar por mim. Avistei baleias cantoras Jubarte em Arraial do Cabo-RJ, quando fazia um passeio de scuna e também no município de Paulo Lopes-SC em uma manhã, quando escutei o entusiasmo das pessoas falando: Baleiaa!! Mais do que depressa me vesti e quando abri a porta avistei aquele gigante passando sossegado contornando a costa da praia, praticamente em frente do hotel, era uma Baleia Franca, elas possuem esse nome por serem um animal calmo e pacato. Segundo meu amigo, o oceanógrafo Rodrigo Mazzoleni, Diretor Administrativo da Fundação do Meio Ambiente de Barra Velha-SC, o Franca vem do português antigo, que é sinônimo da palavra 'certo', 'correto', ela permitia que os barcos baleeiros aproximarem-se sem molestá-los, e ainda pelo fato de que era a unica espécie que não afundava depois de arpoada.
No dia que vi a Baleia Franca, presenciei um cenário maravilhoso, vislumbrando a grandiosidade destes seres vivos que já foram tão perseguidos beirando a extinção, pois a caça tomou proporções tão grandes que os caçadores de baleias começaram a ter dificuldades de encontrar suas presas.
As populações diminuiram muito e algumas espécies desapereceram. A indústria baleeira fabricava rações para cães e gatos, cosméticos, tintas, conservantes, vernizes entre outros produtos a partir do animal. No Brasil, existem locais chamdos de praia ou enseadas da "Armação" nome dado aos locais onde se processavam as baleias. Eu mesma, frequentei quando criança em Santa Catarina uma praia chamada de Armação e me lembro dos ossos das baleias que eram expostos nas ruas, restaurantes, resquícios de uma época que terminou em 1986, quando foi assinada a lei de proteção as baleias.
A baleia Franca, passa pelo meu estado todos os anos na época reprodutiva. Pessoas de todos os lugares vem observá-las.
Por que estou escrevendo sobre as baleias? Recebi um email do meu amigo Marcos Boettcher que tem contribuído muito para minhas postagens com a seguinte notícia:
As baleias do mundo estão em perigo e necessitam da sua ajuda hoje.
No dia 22 de junho mais de 80 governantes de diversos países irão se encontrar em Portugal para decidir o futuro das baleias no mundo. Mais de 25 anos depois da proibição global da caça comercial de baleias, esses inteligentes mamíferos estão em perigo uma vez mais. Na reunião anual da Comissão Internacional da Baleia - CIB, os países membros irão considerar uma proposta que permite a caça comercial costeira - efetivamente acabando com a proibição internacional e anunciando um desastre para as baleias. Proteja as baleias mantendo a proibição da caça!
A informação está sendo divulgada pela WSPA a Sociedade Mundial de Proteção Animal que está fazendo um manifesto para a manutenção da proibição da caça das baleias e você pode dar sua contribuição online, Você faria algo bem simples para salvá-las?
Se sua resposta for SIM, clique neste link: Ajude agora através de uma simples ação online! Não vai doer, nem demorar, e também não estão pedindo seu dinheiro!
As baleias já vem sofrendo com a poluíção dos mares por esgotos, lixo químico, vazamentos de petróleo, sacos plásticos que acabam ingerindo, colisões com navios, redes de pesca, etc. Será possível que voltarão a ser perseguidas com a caça? Ajude!
Conhecer para preservar!
Daniela Lima
Contato com o oceanógrafo Rodrigo Mazzoleni: rmazzoleni@gmail.com

7 comentários:

Anônimo disse...

se quiser vou ao congresso protestar, moro aqui pertinho =D

Anderson Meireles disse...

FAÇO CORO! PRECISAMOS PRETEGER E PRESERVAR TUDO O QUE FOR VIDA QUE AINDA VIVA NESSE PLANETA!

Suzy disse...

Farei d etudo. Odeio malatrato para com os animais. Sou até vegana por eles.

Arte&Reciclagem, ReceitasSaúde e ReciclagemdasLetras disse...

Vc vai doar seus gatinhos? Publica uma fotos deles pra gente ver. Bjs

Unknown disse...

Eu cliquei link, encaminhei para amigos, realmente foi fácil que todas pessoas bem dispostas podem realizar esta ação!!!

CANTO EN FLOR disse...

Por las ballenas, por los pinguinos, por el tigre, por el venado...resumiendo, por todos los animales y plantas y todo el planeta votaría y actúo para su protección,
Saludos cariñosos a la maestra Dani!

Daniela Lima disse...

Participem dos manifestos em defesa dos animais!!

Related Posts with Thumbnails