quarta-feira, 13 de maio de 2009

Discutindo as Causas do Aquecimento Global

Antes de comentar os fatores que contribuem para o Aquecimento Global, gostaria de esclarecer alguns itens sobre o Efeito Estufa, pois muitas vezes ele vem sido descrito como algo ruim, mas é preciso deixar claro que o efeito estufa é um evento natural que propicia a vida na Terra. Sua finalidade é impedir que o planeta se resfrie demais.
A camada de C02, proviniente dos processos biológicos dos seres vivos, entre outros, faz com que o calor do sol atinja o planeta, e parte desse calor fica retido nele, o excesso consegue sair da atmosfera terrestre, outra parte desse gás é aproveitada pelas plantas e outros seres vivos fotossíntetizantes, isso acontece na normalidade do efeito estufa.
O que está ocorrendo, em grande parte pela ação humana, é o acúmulo de gás carbônico, dióxido de carbono e metano na atmosfera, fazendo com que a radiação solar entre no planeta, mas impedindo que o excesso de calor saia, a consequência disso é a elevação da temperatura terrestre, o aquecimento global.
Vou citar um exemplo bem simples, você estaciona seu carro no sol, quando retorna e abre o carro como ele está? Um forno, super quente, por quê? Os raios solares passaram pelo vidro, ficaram concentrados no banco do carro, mas, o vidro impediu que o excesso do calor saísse, é isso que vem ocorrendo no planeta, mas no caso da Terra, não existe porta ou janela para abrir e resfriá-la, como fazemos com o carro.
Complementando o trabalho realizado pela professora Alexandra de português o qual já publiquei no blog http://conscienciacomcienciaa.blogspot.com/2009/04/dia-daterra.html, discuti com os alunos do oitavo ano da EM Prefeito Baltasar Buschle, o que causa o Aquecimento Global, além de ter explicado todas as considerações sobre efeito estufa que comentei no início desta postagem.
Discussões realizadas, foi lido um texto de reforço e depois, entreguei a eles, uma folha com a imagem do planeta Terra nua e crua, e eles teriam que desenhar na imagem dada as causas do aquecimento global.
Causas do Aquecimento global:
- Queima de combustíveis fósseis (gasolina, diesel, querosene).
- Os automóveis sem manutenção geram a queima de combustíveis de forma desregulada.

- Emissão de gases poluentes pelas indústrias.
- A geração de energia através de termoelétricas, que usam combustíveis fósseis.
- O aumento de número de carros circulando e emitindo gases poluentes.
- Quantidade de lixo excessiva que gera a produção de gás metano altamente poluente.
- Desperdício de energia elétrica.
- As queimadas das florestas.
- Construção de prédios e casas que não possuem sistemas para economizar e reduzir o consumo de energia.
- Aumento do consumo de carne, que gera desmatamento para fazer pastagens para o gado, auxiliado pelo PUM de todos os bois liberando o gás metano.
- Óleo de cozinha usado jogado no ralo, o contato da água poluída pelo óleo ao desembocar no mar para onde vai o esgoto, gera uma reação química que libera gás metano.
O objetivo era fazer com que eles identificassem as causas e de que forma eles estavam contribuindo para todo esse processo.
Ficou difícil escolher em tantos trabalhos imagens para publicar aqui (CLIQUE NAS IMAGENS PARA AMPLIAR), temos grandes artístas entre eles, outros se esforçaram, mas desenho e pintura, não são habilidades de todos, tive que considerar isso, mas ficou claro que a grande maioria conseguiu atingir o objetivo proposto e soube colocar as causas desse evento extremamente preocupante.
A próxima etapa é discutir sobre as possíveis soluções para o problema e a contribuição individual de cada um.

Conhecer para contribuir e preservar!
Daniela Lima
Imagem sobre efeito estufa tirada do site: www.coljoaoxxiii.com.br

9 comentários:

Anônimo disse...

Muito legal professora, um ótimo trabalho e um ótimo texto, parabéns!

CANTO EN FLOR disse...

Llegar aquí y ver y sentir el ambiente de un salón de clases de ciencias,llena de nostalgia mi corazón. He mirado los trabajos de tus alumnos, son de una creatividad excelente, claro está que hay que conocer y comprender para contribuir a preservar.
Enhorabuena maestra!
Un beso para todos!

CANTO EN FLOR disse...

Sólo regresé para decirles que un pajarito me ha dicho al oído que un día los conoceré!
Otro beso para todos...sin virus!

Eduardo Abreu Klaumann disse...

é isso ai galerinha, vamos preservar nosso planeta, ele ta presisando de nos.......sobre o texto sora, show de bola,bem informativo e interessandte, e o trabalho que a sora fez com nois, pow, muito massa mesmo!
é isso vamos cuidar do nosso mundo!

Anônimo disse...

Profª Dani...

Que lindo o trabalho das crianças.
Parabéns.

Amei as ilustrações.

bjs

Profª Cláudia

JeanCC disse...

hahahah a foto do 8A....o lucas com a mao na boca...E olha a "cara do BRUNO " XD....masssa o trabalho....foi chato ter q pinta XD........

Morgana disse...

Oi.
Esse trabalho ficou {ma-ra} Prof° .
Adorei !
Ah , e o texto tá super show , explicando tudo bem certinho ! Acho também que se cada pessoa se conscientizasse e fizesse pelo menos a sua parte , o nosso mundo não estaria assim hoje e com tendência pra ficar pior ainda!
Vamos lá gente.
Abraços.

Unknown disse...

Oi.
Ficou MARA, fazer um trabalho sobre isso, professora !
Assim nos conhecemos algumas causas do Aquecimento Global, e podemos melhorar o nosso mundo.. Vamos fazer a nossa parte, para qe nosso mundo melhore!
Abracos !
By Sara

Danilo ZiMmM disse...

Ola Professora, gostei muito do seu blog, sempre acompanho quando possivel, muito bom seus trabalhos!! Fui seu aluno em 2003/2004 na Escola Karin, vc é super banaca umas das melhores professora que ja tive, PARABÉNS !!!
Um abraço do seu ex-aluno, Danilo Henrique

Related Posts with Thumbnails