sábado, 9 de maio de 2009

Dica de Leitura - A Vida dos Vertebrados

Bem, A Vida Dos Vertebrados é um livro um técnico, para biólogos, zoólogos, o que não impede que amantes dos animais e interessados na área façam sua leitura.
A principal característica que distingue os cordados (vertebrados) de todos os outros animais é a notocorda, um tubonervoso dorsal que, nos vertebrados, é substituída pela coluna vertebral duarante a gestação. Ela consiste em uma sequência de ossos que tem por finalidade dar sustentação ao corpo do animal. Eu, você e todos da espécie humana, fazemos parte deste grupo de seres vivos chamados Vertebrados, mas não fomos os primeiros, o processo evolutivo dos vertebrados demorou muito tempo.
As 45.000 espécies de vertebrados habitam praticamente todas as partes da Terra, enquanto vertebrados hoje extintos viveram em hábitats que não mais existem.
A Vida dos Vertebrados apresenta mudanças que refletem a extraordinária atividade biológica dos vertebrados durante as últimas décadas. O livro aborda o precesso evolutivo deste grupo de animais.
Uma modificação nesta edição é a ênfase na conservação, especialmente a aplicação biológica básica sobre os organismos em programas de criação em cativeiro e manejo de espécies ameaçadas de extinção.
No final de cada capítulo sempre tem um resumo com considerações finais.
Bem, acho que comprei este livro à 7 anos atrás, a edição estava esgotada, não consegui em minha cidade, fazendo ligações e fuçando aqui e ali, encontrei o livro somente em Curitiba/PR, na livraria das Faculdades Tuiuti, liguei reservei e fui até Curitiba buscar o livro, que vontade né? Mas, valeu a pena e da minha cidade até Curitiba leva mais ou menos 2 horas, aproveitei e fiz uma passeio. Não verifiquei se atualmente existem novas edições, deixo para os interessados a procura.
Fica aqui a dica.

A Vida dos Vertebrados
Autor: F. Harvey Pough; John B. Heiser; William N. McFarland
Área: Zoologia, Biologia, Evolução
Editora: Atheneu Editora São Paulo

Conhecer para Preservar!
Daniela Lima

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails