sexta-feira, 5 de junho de 2009

Hoje é dia para comemorar sim...

Hoje foi meu dia de folga, porém, acordei cedinho um frio!! Tudo bem, faz parte, conforme divulguei na quarta feira, hoje 05/06, dia do Meio Ambiente, pela manhã o prefeito Carlito Merss assinou no Parque Zoobotânico,a ordem de serviço para o início das obras do Parque Morro da Boa Vista, marcando o início da construção da Rede de Parques Ambientais no município de Joinville. Estive na cerimônia representado o Instituto de Preservação e Recuperação da Biodiversidade de Joinville e Região Viva o Cachoeira - IVC (foto:Prof.Eloisa Corrente, Prefeito Carlito Merss, Daniela Lima)
A luta pela transformação do Morro da Boa Vista em Parque Natural, vem de muito tempo, com intuito de frear a especulação imobiliária e invasões nesta área situada na região central de Joinville, sonho realizado de todos aqueles que se dedicaram para que isto acontecesse.
Eu me sinto feliz, é extremamente importante criar parques naturais, áreas de preservação, porque infelizmente é a única forma de impedir a devastação das florestas e de dar limites as pessoas que acham que tudo podem, e desconhecem, aliás eu acho que sabem muito bem as consequências destas atitudes , mas, não se importam. Em contrapartida não podemos esquecer a áreas já existentes que necessitam manutenção, melhores cuidados e serviços.
No cerimonial, conversando com a Professora Eloisa Corrente, Supervisora de Ensino II da Secretaria da Educação e Cultura e Presidente do CIEA/Joinville (Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental), falamos sobre a necessidade de equipes formadas em cada parque para monitorar e informar visitantes, sejam eles turistas, estudantes, população da cidade, sobre o bioma visitado, para que estes possam se tornar multiplicadores, assim a passagem das pessoas pelos parques, não seja apenas com um olhar superficial, do tipo: - Ah, eu fui lá, é muito bonito! e mais nada.
Não estou falando especificamente do meu município, mas para todas as cidades do estado e do Brasil, que necessitamos investimentos em Educação Ambiental ( cursos, materiais de apoio, reuniões, projetos), pois as pessoas passam a valorizar e ver com outros olhos os diferentes aspectos do meio ambiente, a partir do momento que passam a conhecê-los.
Quando, fui dar os parabéns ao prefeito Carlito Merss, pelo investimento que a prefeitura está fazendo em relação ao meio ambiente, ele me disse para fiscalizar a obra e certamente estarei de olho nela que tem prazo de 6 meses para ser concluída, mas, também na manutenção dos demais parques existentes na cidade, ano passado meus alunos escreveram para Câmara de Vereadores, reclamando da falta de manutenção do Parque Natural e Ambiental da Caieira, foi um dos meus primeiros posts no blog.
Claro que não devemos ter um dia no ano para falar de meio ambiente, mesmo porque, fazemos uso dos recursos naturais diariamente e sem eles não estaríamos aqui, já temos algumas conquistas para comemorar, precisamos de muito mais!
Daniela Lima
Informações sobre a Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental - CIEA/Joinville
Professora Eloisa Corrente - Presidente do CIEA/Jlle
Supervisora de Ensino II da Secretaria da Educação e Cultura/Joinville
Formada em Educação Física, especialista em Educação Ambiental

5 comentários:

Anônimo disse...

eh mesmo! temos q comemorar as conquistas. temos q amar a terra, o meio ambiente, eh ele q nos sustenta

=*

CANTO EN FLOR disse...

Eu v já que fêz exame do projeto. Enhorabuena!
Noite boa e fim de semana feliz!

Daniela Lima disse...

Comemorar as conquistas e correr atrás de novas conquistas!!! Vamos em frente!!!

Sônia Pachelle disse...

A conscientização sobre preservar o meio ambiente tem que começar em casa com os pais, orientando seus filhos, para que sejam adultos responsáveis, que queiram deixar para o futuro um mundo melhor.

beijinhos...

Raquel Alves Araujo disse...

Olá Daniela!!

Quero agradecer a divulgação do blog TEIA ONLINE na sua cidade!
É muito gratificante ver nosso esforço reconhecido!Muito obrigada!
Gostaria também de te dar os parabéns pelo seu blog! Através dele é possível perceber o quão dedicada vc é como educadora e bióloga!!Continue assim!

Beijos!

Related Posts with Thumbnails