quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Entrevista no Programa Breakfast Jovem Pan 91.1

Na sexta-feira passada, dia 21/03 dei uma entrevista no Programa Breakfast apresentado pelo radialista Osny Martins que tem grande audiência na Rádio Jovem Pan FM 91.1 de Joinville/SC e região. O objetivo era divulgar a Intervenção Popular comemorativa ao primeiro aniversário do Instituto Viva o Cachoeira do qual faço parte.
Fiquei um pouco nervosa, nunca tinha falado ao vivo em uma rádio, ainda mais com um radialista tão popular, considerei uma grande responsabilidade.
Depois de algumas gaguejadas, fiquei mais a vontade e acho que consegui alcançar meus objetivos, colocando considerações sobre o Rio Cachoeira que deveriam ser esclarecidas, além da divulgação do evento:



Entrevista no Programa Breakfast Jovem Pan 91.1 (Jornal o Vizinho)

- De modo geral, atualmente a população hoje vira as costas para este rio, que parece não ter atrativo, devido ao cheiro e a água escura.

- Joinville conta com aproximadamente 14% de serviço de tratamento e coleta de esgoto, então o restante desemboca diretamente no rio, que a maioria considera morto, por este motivo.

- Mencionei, que o descarte de esgoto no Rio Cachoeira, serve como tapete para encobrir despejo de efluentes tóxicos lançados nele sem tratamento prévio por empresas da região, conforme a denúncia feita pelo IVC, está poluição, não fica presa no rio, pois ele desemboca na Baia Babitonga, onde ocorre pesca, maricultura que serve de alimento, que nós estamos ingerindo e também acaba matando muitas espécies!

- Atualmente cadastratadas pelo IVC existem 50 espécies de animais vertebrados que compõe a fauna associada do Rio Cachoeira, entre répteis, aves e mamíferos, esta pesquisa foi realizada pelo Biólogo Alexandre Grose da Univille, o qual também é associado ao IVC, e ele disse que ainda existem mais espécies avistadas e devem ser acrescentadas a lista que levei ao programa e mostrei para o radialista, afirmando que o Rio NÃO ESTÁ MORTO, ele empolgado narrou algumas espécies no programa.

- Aqui mesmo no blog divulguei fotos que tirei na frente da Prefeitura de Joinville, flagra de uma família de Frango d'água (Gallinula melanops) passeando nas margens do cachoeira, com 2 filhotes, comentei isso também.

Esta realidade não ocorre somente em Joinville, faz parte de todo o Brasil e infelizmente parece que os brasileiros acabaram se acomodando, pouco exigem e cobram o Saneamento Básico e a fiscalização dos efluentes das empresas.

Espero ter feito alguns Joinvileses olhar para o Rio Cachoeira de outra forma, faça o mesmo você pelos rios da sua cidade!

Agradecimentos ao Radialista Osny Martins pelo espaço no programa!

Daniela Lima

8 comentários:

ECO-CONSCIÊNCIA disse...

Dani,

Parabéns pela iniciativa... uma bela ação ciberativista.

bjo,
Michel.

Arte&Reciclagem, ReceitasSaúde e ReciclagemdasLetras disse...

Q. chique!!!!!!!!!Parabens! Vamos limpar nossos rios! Bjs,
Mi

Mimirabolante disse...

Parabéns por todo este seu maravilhoso trabalho....Vá em frente !!!!Estamos todos te apoiando....bjcas....

Daniela Lima disse...

Michel,

Podemos ajudar com palavras, mas as ações são fundamentais, obrigada!!bjo

Art&Reciclagem,

Não sei se foi chique, mas foi uma experiência enriquecedora e de grande importância na minha Vida, recuperar os rios é garantir a nossa própria sobrevivência!bjo

Monique,

Obrigada pelo seu incentivo e apoio!!! bjo

Natália disse...

Que legal Dani! Gostaria de poder ir até ai conhecer seu trabalho no instituto viva a cachoeira. Quem sabe um dia?

Raquel Alves Araujo disse...

Oi Dani!!!
que bacana que vc ta tendo cada vez mais oportunidade de divulgar suas idéias!!!muito legal isso!!!

vi q sentiu falta do teia online...eu tive q me desligar um pouco do blog por falta de tempo, principalmente por ocasião de minha formatura..
porém, espero agora poder voltar a ativa!!!

um grande abraço pra vc!

Anônimo disse...

isso ai amiga! temos q fazer tudo q podemos! continua lutando, na~está soh!

=**

Daniela Lima disse...

Natália,

Venhaaaaaaaa hehehe... Tenho citado muito seu blog em minhas postagens!

Raquel,

Sumida por uma boa causa, q tudo dê certo na formatura!!

Related Posts with Thumbnails