quarta-feira, 19 de agosto de 2009

O Consumismo...

Todos os dias somos bombardeados com lançamentos de novos produtos, tecnologias, opções que nos instigam ao consumismo, ou seja, COMPRAR, COMPRAR, COMPRAR, acabamos querendo sempre mais e falo até dos produtos ecologicamente corretos, que estão sendo explorados demasiadamente, será que as empresas que os produzem, estão mesmo interessadas em SALVAR O PLANETA?? Ou simplesmente querem ganhar uma grana com a ONDA VERDE?
O vídeo a HISTÓRIA DAS COISAS mostra toda a cadeia produtiva dos produtos que consumismos, até eles chegarem as nossas casas e enfim o descarte, além de todos os problemas sociais e ambientais gerados pela exploração do consumismo.
Comenta também como os países ricos exploram outros países na retirada de recursos naturais, tire um tempinho e assista:

"O fim material de toda a atividade humana é o consumo." (William Beveridge)

"A sociedade consumista favorece a corrupção." ( Gherardo Colombo )

Devemos pensar se realmente precisamos de alguns produtos, ou se vale a pena nos desfazermos de tudo que temos para comprar algo dito ecologicamente correto. Será que com essa atitude realmente estamos fazendo um bem para o planeta?

Tenho refletido muito sobre isso!

Daniela Lima

4 comentários:

Álvaro Diogo disse...

Esse vídeo é muito bom, recomendo!
Há uns tempos atrás o pessoal do meu blog fez um bate-papo sobre ele em uma ONG aqui da cidade, foi muito produtivo.
Beijos! E parabéns pelo trabalho!
http://ideianossa.blogspot.com/2009/05/cine-clube-e-bate-papo.html

Anônimo disse...

dani, tema otimo! ja vi o filme, entao nem vi de novo, mas muito bom! temos mesmo q refletir!

bom fds amiga!

=**

GEHNat disse...

Durante a semana do meio ambiente deste ano elaborei uma apresentção sobre resíduos urbanos justamente enfocando a ótica do modelo de consumo que temos (como sociedade baseada na revolução industrial). É interessante como este nível de percepção passa "em branco" na mente de quase 99,8% das pessoas, donde conclui-se que (dentre outras coisas) no imaginário coletivo lixo (ou resíduo urbano, como queiram) lixo é algo que desaparece do portão dor obra e graça do "santo aterro" - padroeiro do lixo....rsrs.

Ninguém percebe que tudo que vai parar num lixão é resultante de uma compra, logo houve dispêndio de numerário.Dinheiro jogado fora. Lixo é dinheiro jogado fora! Ai.....!

Davi disse...

Também já tinha visto o vídeo..
Ele é bem legal.. mas de vez em quando tem uns exageros..
É ótimo pra trabalhar em sala de aula!

Related Posts with Thumbnails