quarta-feira, 16 de setembro de 2009

O que é a CIEA? Você já ouviu falar dela em sua Cidade?

É um colegiado estadual que têm por missão geral propor as diretrizes da Política e do Programa Estadual de Educação Ambiental. É composta por representantes de instituições governamentais e não-governamentais de forma paritária, das esferas estaduais e municipais, do setor ambiental e educacional, do setor empresarial e dos trabalhadores, podendo incluir representantes das Comissões e Conselhos existentes no âmbito estadual (Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Educação, Saúde, Criança e Adolescente, etc). Saiba mais: CIEA's
A CIEA-SC é vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (Decreto nº 3.385/2005), compondo o orgão gestor com a Secretaria de Estado da educação, SED.
A Educação Ambiental sensibiliza as pessoas para a dinâmica ambiental, informando sobre como o meio ambiente funciona, esclarece nossa dependência dos recursos naturais e de como nossas atitudes podem influenciar negativa ou positivamente o ambiente no qual estamos inseridos. Partindo deste princípio, e Educação Ambiental deve capacitar os cidadãos à atuarem de forma ativa na defesa e melhoria da qualidade de vida ambiental do Planeta, sendo assim as CIEA's são extremamente importantes, pois visam melhorar e divulgar projetos de Educação Ambiental, bem como estimular sua prática nos estados e municípios , seja formal ou informal.
Reunião CIEA-SC e CIEA-JLLE

Nesta sexta-feira, dia 18 de setembro de 2009, por entender a importância desta comissão em Joinville, juntamente com o Presidente do IVC-Instituto Viva o Cachoeira e membro titular do CIEA-Jlle Altamir Andrade e sua Suplente do CIEA-Jlle Ieda Aparecida de Matos Elyas, estarei participando da reunião do CIEA-SC em conjunto com o CIEA-JLLE.

Programas e/ou Projetos que o IVC- Instituto Viva o Cachoeira desenvolve:

-Atualização semanal do sítio na internet – http://www.institutocachoeira.org.br/
-Palestras de Conscientização Ambiental .
-Fiscalização e denúncias de crimes ambientais contra o Rio Cachoeira.
-Observação e registro fotográfico de flora e fauna do Rio Cachoeira.
-Registro fotográfico/vídeo de crimes ambientais contra o Rio Cachoeira e hospedagem na internet.
-Registro fotográfico/vídeo de flora e fauna do Rio Cachoeira.
-Divulgação do IVC para a comunidade com entrevistas em diversos programas de rádios de Joinville.
-Treinamento aos sócios para a realização de palestras e entrevistas em rádio.
-Participação em eventos públicos e privados que tenham o tema meio ambiente como temática.
-Formalização documental para o registro como OSCIP.

Conhecer para preservar! Ninguém protege ou cuida de algo que desconhece sua real importância e função, a Educação Ambiental é fundamental para a preservação do Meio Ambiente.

Daniela Lima

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails