quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Clean Up Day - Dia Mundial de Limpeza das Águas

O Dia Mundial de Limpeza das Águas - Clean Up Day, ocorre anualmente no 3º terceiro final de semana de Setembro, este ano acontece neste sábado dia 19, será um grande dia de mobilização que contará com a participação de mais de uma centena de países pelo mundo.
Já tive a oportunidade de participar deste evento mundial aqui em Santa Catarina e no litoral paulista em Ubatuba e no Parque Estadual da Ilha Anchieta.
O objetivo maior é em sua demanda, a limpeza de rios, mares e lagos em todo mundo, juntamente com uma elaboração para recuperação e preservação de toda água no planeta.
Vamos Fazer uma Reflexão??
Este tipo de evento além de coletar resíduos espalhados pelas praias e rios do mundo, deve sensibilizar as pessoas para o problema existente. Qual é esse problema?
O ponto X da questão é a falta de bom senso e educação da população que vai jogando os resíduos gerados pelo seu consumo nas ruas, rios e praias espalhadas pelo mundo.
Não adianta participar UM DIA POR ANO DA LIMPEZA DAS ÁGUAS, se durante o resto dele você joga latinhas, papel de bala, etc das janelas dos carros e ônibus nas ruas ou se você vai à praia e não é capaz de levar o coco do qual bebeu a água na lixeira mais próxima. Muitos animais morrem asfixiados em rios e mares por tentar ingerir lixo, tente pensar nas consequências de suas atitudes.
O Clean Up Day deve promover a educação ambiental de forma com que as pessoas reflitam suas atitudes em relação ao consumismo e ao destino (descarte) dos resíduos gerados.
Aqui no Norte Catarinense o Instituto COMAR realizará a ação de Educação Ambiental em duas cidades

- Balneário Barra do Sul/SC: Praia da Boca da Barra
- São Francisco do Sul/SC: Prainha e Praia Grande
Horário: das 9h às 13h
Recomendo a leitura do Blog Ecosurf - Surf nas ondas da Sustentabilidade ,que tem como missão contribuir para uma Educação Socioambiental crítica, emancipatória e participativa na sociedade brasileira inspirada no surfe, visando a construção da sustentabilidade planetária.
O Ecosurf tem atitude o ano inteiro!!
Por favor, não ache que porque você participará deste evento anual sua consciência pode ficar tranquila, pois ele é apenas mais um dia e nossos hábitos e atitudes conscientes devem se manter o ano todo ok???
Daniela Lima
Mais informações sobre o CLEAN UP DAY no norte catarinense: contato@institutocomar.org.br ou http://www.institutocomar.org.br/

4 comentários:

Mimirabolante disse...

Que vcs consigam tbm conscientizar......Que não seja somente um dia !Devemos cuidar sempre !!!!Sucesso!!!!bjcas,Mimirabolantes ......

ECO-CONSCIÊNCIA disse...

Valeu Dani,

Você tem razão. Tomara que o evento possa despertar a consciência para ampliar mais nossa Cosmovisão. Jamais podemos esquecer de que somos apenas parte de um todo, e estamos interconectados e interdependentes.

Bjo querida!

P.S. 120 países participam do evento: http://mercadoetico.terra.com.br/arquivo/120-paises-participam-do-evento-limpe-o-mundo/?utm_source=newsletter&utm_medium=email&utm_campaign=mercado-etico-hoje

Arte&Reciclagem, ReceitasSaúde e ReciclagemdasLetras disse...

Concordo com vc

Daniela Lima disse...

Mimi, Michel, Art e Reciclagem,

Espero que o clean up day tenha sido um sucesso em todos os lugares onde aconteceu, e que este sucesso seja efetivo!!!

bjooo

Related Posts with Thumbnails