quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Quer Reduzir sua PEGADA ECOLÓGICA?

Eis o RESULTADO Da minha PEGADA ECOLÓGICA, segundo o quiz proposto pela WWF:

"Se cada pessoa no planeta adotasse o seu estilo de vida, seriam necessárias 3 TERRAS para suprir as necessidades da humanidade."

Fiquei espantada, mas alguns itens do quiz, são difícieis de serem alcançados como por exemplo, a maioria dos alimentos vem embalados, não compro alimentos importados ou pré-preparados, mas quase todos vem embalado em plástico. Uso sacola ecológica para todas as compras (mercado, roupa, etc).
Tenho um sério déficit no que diz respeito ao tempo no Banho, meu calcanhar de aquiles, preciso resolver :(.
Percebi que geladeira, máquina de lavar e forno microondas juntos não dá, mas a roupa lavo uma vez por semana e nem sempre uso o microondas.
Quanto o lixo, separamos, mas a coleta seletiva aqui não funciona, cansei de ligar, então acabamos dando para catadores, o que não acho o mais indicado, pelas condições de manuseio e armazenamento dos resíduos por eles.
Para trabalho vou de carona solidária, para atividades pessoais uso o transporte coletivo, caminhar, bicicleta, difícil, preciso caminhar... e acredito que chego às 50h no avião.
Sei que posso melhorar em muitas coisas, em outras é preciso que a administração pública mude, e a oferta de produtos orgânicos, novas embalagens com preços acessíveis para todos.

Embora eu já tenha muitos hábitos que coloboram para uma maneira de vida sustentável, existe uma série de vícios de rotina que ainda tenho que vencer. segue algumas dicas da WWF, para diminuirmos nossa PEGÁDA ECOLÓGICA:

Alimentação - Evite alto consumo diário de proteínas (carne animal), de produtos industrializados e de fast food. Assim, além de uma dieta mais saudável, você irá evitar a produção de muitas embalagens, que logo viram lixo. [ Leia mais ]; Hábitos - Todos os nossos hábitos de moradia, alimentação, consumo, locomoção têm relação direta com a utilização dos recursos naturais, assim como nossas opções de lazer. [Leia mais]; Consumo - O excesso de hábitos consumistas é um dos fatores que mais contribui para o esgotamento das reservas naturais do planeta. Evite substituir aparelhos de alta tecnologia sem necessidade e reduza o consumo de descartáveis. [ Leia mais ]; Moradia -Procure identificar vazamentos em sua casa ou no seu bairro, evite o uso da mangueira para limpar calçadas ou lavar o carro e junte roupas para lavar e passar. [ Leia mais ]; Transporte - O aquecimento global é causado, em grande parte, pelos gases da combustão dos motores dos automóveis. Por isso, um transporte sustentável tem de levar o máximo de carga gastando o mínimo de combustível. [ Leia mais ]

Fiquei pensando agora, será que esse povo da WWF segue todas as dicas mesmo??? Independente deles, façamos a nossa parte, para que a nossa pegada ecológica não prejudique o futuro do planeta...

Daniela Lima

4 comentários:

Arte&Reciclagem, ReceitasSaúde e ReciclagemdasLetras disse...

Oi, ando meio sumida, mas de vez em qdo volto à ativa. Mais tarde vai pegar um mimo pra vc la em casa. Bjs,
Mi

Carlos disse...

Gostei muito de passar por aqui.
Parabéns.
Abs
www.naturezaepaz.blogspot.com

Sônia Pachelle disse...

Realmente, o consumismo faz parte dessa legião de bagunça do meio ambiente, desperdícios...

abraços

GEHNat disse...

Uma dica para o banho: é mais fácil lavar os cabelos no tanque. Pq? Pq a água é gelada e dá uma pressão do cão....ehehehe

Related Posts with Thumbnails