segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Urutau - Um visitante inesperado na escola...

Semana passada minha amiga Angela Maria Muryn professora de Artes e leitora do Consciência com Ciência me relatou um fato inusitado que aconteceu na segunda-feira do dia 05/10, na Escola Estadual Básica Felipe Schimidt em São Francisco do Sul/SC onde ela trabalha.
Quando alunos e professores chegaram na escola por volta das 7:30 da manhã eles tiveram uma enorme supresa, notaram um bicho muito esquisito , muito tranquilo acomodado no mastro da Bandeira:

- Chamou-nos a atenção porque ele parecia não se incomodar com a nossa presença e nem com o barulho e a curiosidade dos alunos, que inclusive , respeitaram o bicho e não tentaram afugentá-lo ou machucá-lo, comenta a professora e artista plástica Angela Muryn.

A diretora Maria José durante todo o dia ficou anunciando para quem chegasse na escola a visita que engrandeceu o dia, zelando sempre pelo conforto e bem estar do animal. O ilustre visitante tinha o seguinte comportamento, permanecia quase imóvel, indiferente ao que acontecia ao seu redor às vezes abria os olhos olhava para um lado e para o outro, voltando a ficar estático. Arriscavam-se palpites, mas ninguém sabia que tipo de ave era aquela, até que o diretor-adjunto Alysson Vieira foi pesquisar na internet e descobriu que se tratava de uma ave chamada Urutau que significa ave-fantasma em tupi-guarani.

Os alunos ficaram surpresos com a descoberta, esta espécie nunca havia aparecido nas redondezas.

O Urutau é uma ave de hábitos noturnos, sua alimentação é basicamente insetos que captura no vôo, podendo também comer pequenos vertebrados como morcegos, lagartos e até outras aves. A característica mais marcante do animal é a camuflagem do tipo homotipia, onde o animal tem a forma de objetos que compõe o meio, no caso desta ave ela se confunde com o tronco das árvores passando muitas vezes despercebido. Bem, esta camuflagem não deu muito certo na escola, pois ele justamente pousou no mastro da bandeira cuja a coloração verde contrastou a plumagem, o deixando exposto, mesmo assim ele não perdeu a pose e permaneceu estático até o anoitecer quando bateu asas e voou. Este hábito ele já aprende desde bebê, observe a foto abaixo.

Imagem: Olhares Fotografias Online

O canto do urutau pode ser ouvido ao anoitecer, lembrando um choro ou lamento, esse canto e todas as características deste animal, o tornaram um pássaro cheio de mitos e lendas, saiba mais no Site Brasil Mitos e Lendas CLIQUE AQUI .

Raro flagrante, registro do Urutau cantando.


No Brasil existem cinco espécies de urutau e dificilmente eles são vistos em ambientes urbanos. A fêmea põem um único ovo diretamente no tronco, sem construir um ninho. Senti uma inveja branca dos alunos, gostaria muito de ter tido a oportunidade de observar está ave de perto, garanto que foi uma experiência única que eles jamais irão esquecer, mesmo porque pelo que a Angela me falou, foi feita uma sensibilização com os alunos, todos foram observar o Urutau, respeitando o animal deslumbrados com sua presença.

A Escola Estadual Básica Felipe Schimidt está de parabéns pela atitude de não deixar a presença rara deste visitante passar em branco, pois proporcionou um momento de aprendizado e respeito as diferentes formas de seres vivos.
Agradeço a Professora Angela por dividir este momento comigo, relatando o fato, enviando as imagens proporcionando a divulgação aqui no blog.

Conhecer para Preservar!
Daniela Lima

8 comentários:

LUIZ ALVARO DE TOLEDO BARROS JUNIOR disse...

ótima postagem. adoro os urutaus.

Angela Muryn disse...

Adorei a postagem Dani, você como sempre muito consciente e nos contagiando cmo essas atitudes maravihosas de preservação..nossos alunos vão adorar...Parabéns!

Arte&Reciclagem, ReceitasSaúde e ReciclagemdasLetras disse...

Q fofo! Bjs
Mi

Daniela Lima disse...

Luiz Álvaro,

Obrigada, desde que vi a reportagem sobre esta espécie passei também a admirar os urutaus!

Angela,

Fico feliz que tenha gostado, obrigada pelas palavras e por ter me dado a oportunidade de relatar algo tão interessante aqui no Blog!

Arte&Reciclagem,

Fofos mesmo, ainda mais o filhote!!!

Allysson Vieira disse...

A EEB Felipe Schmidt agradece a citação em seu blog. Esperamos uma nova visita do nosso amigo Urutau. Abraços.

Anônimo disse...

legal xD
achei muito bonita a ave! e interessante

=**

Daniela Lima disse...

Alysson,

Fico muito feliz com sua presença aqui e aproveito para mais uma vez parabenizar a Escola pela bela atitude, pois vcs foram agraciados com uma visita rara, inveja branca de vcs... hehehehe...

Junior,

Realmente a ave é muito interessante com um comportamento singular!!!

Mimirabolante disse...

que coisa incrível.......os animais estão saindo por aí....em busca de alimentos,sossego.....

Related Posts with Thumbnails