sábado, 25 de abril de 2009

Serrapilheira, as folhas não caem no chão por acaso...

Acredito que nunca foi visto alguém adubando o solo das florestas, como então é possível que elas apresentem grande diversidade de espécies vegetais de diferentes tamanhos e proporções?
Como diria o francês Antoine Lavoisier: "Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma".
As florestas possuem auto sustentação em grande parte adquirida pela presença da Serrapilheira.
A Serrapilheira é uma cobertura que se forma na superfície do solo composta por restos de vegetação, como folhas, arbustos, caules e cascas de frutos em diferentes estágios de decomposição, fazem parte dela também restos de animais e suas fezes. Esta camada é a principal fonte de nutrientes para ciclagem em ecossistemas florestais, enriquecendo o solo, sustentando a vegetação presente nele.
Fungos e bactérias agem na decomposição dessa matéria orgânica, mas outros seres vivos também contribuem com esse processo como: minhocas, lesmas, formigas dentre outros insetos.
A serrapilheira pode servir de abrigo, camuflagem para muitos animais, como cobras, aranhas, sapos, etc, onde também outros, como as aves podem formar seus ninhos escondidos entre as folhas, como este que encontrei bem escondidinho no chão junto ao tronco de uma árvore, acredito que seja de Jacu, pois neste dia vimos eles sobre as árvores próximas do local do ninho, mas o Jacu foi mais rápido que eu, não consegui fotografar ele.
Os solos das florestas são férteis por esse processo de decomposição das serrapilheiras, se a cobertura vegetal for tirada, o solo empobrece, além disso, juntamente com a vegetação, a serrapilheira permite que a água da chuva penetre lentamente no solo, sem causar erosão, sendo assim absorvida, contribuindo para formação dos lençóis freáticos.
Viu, aquilo que muitos julgam serem apenas folhinhas caídas, contribuem muito para manutenção dos ecossistemas e para preservação da água!
As fotos foram tiradas hoje na Ilha Redonda em São Francisco do Sul/SC, em uma aula de campo que acompanhei do Curso Técnico em Meio Ambiente da Assessoritec a convite da Professora Sandra Pepes que ministra a disciplina de Avaliação de Impacto Ambiental.

Alguns estudos sobre Serrapilheira:


Conhecer para preservar!

Daniela Lima

10 comentários:

Valdemir Reis disse...

Olá Daniela estou visitando este espaço maravilhoso! Parabéns pelo excelente trabalho mostrado aqui. Excelente suas publicações, que belo conhecer alguem com tamanha responsabilidade em preservar, encantador, uma grande contribuição. Feliz e honrado por sua amizade. Acredito; aquele que caminha sozinho pode até chegar mais rápido... Porém quem segue acompanhado de um amigo com certeza vai mais longe... Espero sua visita! Encontrar-nos-emos sempre por aqui. Votos de uma semana recheada de sucesso, muita paz, saúde, brilho, bênçãos, proteção e alegria. Fique com Deus. Um abraço fraterno.
Valdemir Reis

Anônimo disse...

a natureza eh tao perfeita! nao entendo pq tem pessoas q a querem destruir . . .

Mimirabolante disse...

Já tinha visto uma reportagem sobre este fenomeno,na Amazônia , e achei além de lindo, de suma importância......Na compostagem que estou fazendo no sítio,procuro colocar lá as folhas secas que o caseiro considera "lixo ".....é tão difícil p/ ele entender , como as folhas que caem, fazem parte do processo natural da vida das árvores,das plantas......como só vou nos finais de semana,ainda fica complicado p/ mim administrar td isso....porém,um dia eu chego lá......atualmente ele já deixa acontecer a decomposição das folhas que ele cata....no início,queimava td......aos pouquinhos ele entenderá....Parabéns,pela postagem e pelas fotos....amei......

Elo disse...

Muito interessante seu blog e o post.

Bjo

Elo

http://www.myonreality.blogspot.com/

Daniela Lima disse...

Enviei um email para o Biólogo Alexandre Grose que atua na área de ornitologia e acompanhou também a saída de campo sobre a possibilidade dos ovos encontrados serem da ave Jacu, atenciosamente ele respondeu meu email, aqui estão as considerações dele:

Realmente encontramos varios ovos no caminho, e de primeira impressão seriam de Jacu (Penelope obscura). Até porque Biguás não possuem colônias reprodutivas ativas em nossa região.

A literatura descreve que os Jacus utilizam a copa das arvores e cipós para reprodução, e eventualmente troncos caídos no chão. Acho que uma de suas fotos, é possivel ver exatamente este ultimo exemplo.

Só pra comentar, são espécies introduzidas na aréa, até porque por muitos anos esse bicho foi alvo de caçadores. Existem exemplares ainda na natureza, mas somente em áreas mais preservadas.

Alexandre Grose
Biólogo

Obrigada Alexandre Grose pelos esclarecimentos!

Unknown disse...

Daniela

Aqui no Pantanal, em regiões de campões com mata densa, principalmente nas limítrofes aos cursos d'água a incidência da SERRAPILHEIRA é constante. Este composto que cobre o solo confere aquele cheirinho agradável de floresta fechada e ar úmido.

O solo da floresta amazônica é densamente coberto por vegetação em decomposição e há muito tempo aprendi que a retirada da serrapilheira poderia comprometer fatalmente o bioma da floresta; sabemos que o solo daquela floresta é predominantemente arenoso; desta forma, é fácil de se imaginar o qual a importância da cobertura composta do solo para a floresta tropical.
=================================
PARABÉNS pelo blog, vou segui-lo!

CANTO EN FLOR disse...

Estoy segura que si la naturaleza requiriera limpieza, ella sóla lo haría, no crees? De hecho es así...
Por qué nos empeñamos entonces en limpiarla hasta de lo que es necesario para ella?
Muy buena información,
Feliz Semana con tus alumnos, maestra Dani!

Mimirabolante disse...

Dani....eu coloquei o selo.......vc não viu?será que fiz alguma coisa errada?

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Parabens pelo trabalho, estou terminando a minha monografia, estou me graduando em ciencias biologicas, e o tema é sobre serrapilheira, minha defesa é dia 4 de dezembro. me desejem sorte !hheheheheeh


bjos dani

Related Posts with Thumbnails