domingo, 3 de maio de 2009

Importância Ecológica das Aves

Algum tempo atrás escrevi como esse pequeno veio parar em minhas mãos http://conscienciacomcienciaa.blogspot.com/2009/02/asas-para-voar.html , decidi então escrever sobre a importância das aves para o meio ambiente, devido ao fato de que muitas pessoas ainda costumam ter esses animais em gaiolas, para seu prazer, impedindo que estes seres vivos cumpram um importante papel na natureza. Falo isso de carteira, é muito difícil convencer os alunos a deixarem de aprisionar e de colocar armadilhas para pegar passarinhos, é uma prática que eles aprendem com as famílias. Alguns eu sei que consigo tocar, outros não, mas continuo tentando ano após ano!
Então vamos lá, QUAL IMPORTÂNCIA ECOLÓGICA DAS AVES?
Alimentando-se de Pragas: Exercem papel no controle biológico, controlam a população de insetos em sua fase adulta ou larval (lagartas).
Controle de ratos e cobras: Controlam também a população destes animais, pois são fontes de alimentação de aves carnívoras como os gaviões, corujas caçam duarante o dia e a noite, em uma escola pudemos observar esse incrível fato.
Na limpeza da Natureza: Em geral as pessoas classificam os urubus com um ser nojento pois eles consomem rapidamente carcaças de animais mortos, inclusive em áreas urbanas, este é um papel muito importante, alguém tem que fazer o serviço sujo (brincadeira)!
Na polinização das flores:Os beija-flores são os mais conhecidos,têm o papel de ajudar na reprodução sexuada das plantas, garantindo a variabilidade genética de espécies de vegetais, sendo que a extinção de um acarreta a extinção de outro, mas existem outras aves que também desempenham esta função.
Dispersão de sementes: Muitas espécies de plantas tem suas sementes dispersas por aves, pois elas se alimentam de frutos e jogam as sementes fora, ou até mesmo consumindo a semente que não sendo digerida pelo animal, sai junto com suas fezes por vários lugares por onde passam. A gralha azul , é um exemplo disso, dispersando o pinhão, semente da araucária.
Fornecimento de adubo: suas fezes ajudam a adubar os solos das florestas.
Fornecimento de alimento: Fazem parte da cadeia alimentar de muitos seres vivos, se alimentando de alguns e servindo de alimento para outros. O desaparecimento de espécies de aves, pode gerar um grande desequilíbrio ecológico por conta disso.
No lazer: É maravilhoso poder acordar com as aves cantarolando pela manhã, ou intrigante ouvir o som de uma ave de rapina, principalmente a noite, por muitas noites escutei uma coruja reinar absoluta nos arredores da antiga casa onde morava. Observar seu comportamento, pode ser um excelente divertimento e terapia, elas transmitem a sensação de bem estar e harmonia. Inspiram músicas, poesias, arte nas fotografias http://observatoriodeaves.blogspot.com/.
Muitas são as notícias da apreensão e comércio ilegal de aves, o que falta para isso acabar? Esclarecer a população? Gerar outras fontes de renda para as pessoas que utilizam dessa prática? Punir os grande envolvidos nos bastidores dessa história?
Sim, é preciso fazer tudo isso, mas além desse tráfico maior, é necessário fazer com que famílias, como as dos meus alunos em bairros, parem de colocar armadilhas (claps) nas áreas verdes próximas de suas residências, porque acabam contribuindo muito com esse processo de perda, e por muitas vezes não se dão conta disso.
Bem, se você chegou até aqui na leitura desse post, peço que fique mais uns minutinhos e veja está história real do Pretinho e tire uma lição do vídeo a seguir.

Vale a pena tentar, é possível!
Tenha bebedouros e comedouros no quintal de casa, assim você poderá observar o comportamento das aves e ouvirão seu cantar muito mais bonito, pois elas estarão comemorando a liberdade de voar,afinal, do que adianta asas em uma gaiola?

Conhecer para preservar!
Daniela Lima

3 comentários:

CANTO EN FLOR disse...

De niña, uuuuu, hace ya algún tiempo atrás, me peleaba con mis tres hermanos menores, pues les fascinaba poner trampas y atrapar pájaros; en aquél entonces caían azulejos, cardenales y uno que otro chimchimbacal...Ahora en casa solamente tengo un par de pollitos de dos semanas y un par, gallo y gallina de cuatro meses.Llegar aquí y leer tanto contenido en materia de cuidado al ambiente, es gratificante para mí, creo que eres una gran maestra, de las que hacen falta para educar a los niños y jóvenes en el mundo.
Mi admiración y cariño para tí!
Muá!

Anônimo disse...

hmm, nem pude ver o filmizinho, to sem som =/
mas as aves sao importantes mesmo! =P

=*
-Jr

Mimirabolante disse...

Excelente postagem......graças a Deus , sou uma admiradora destas belezas ......adoro vê-los por perto....ontem mesmo comprei outro tipo de grãos,já que meu sítio está sendo visitado por várias espécies......agradeço sempre pelas "árvores "que eles plantaram para mim.....se pudesse escrevia linhas e linhas sobre a beleza dos pássaros.....não me canso se admirar e observar.....tem um casal de corujas que estão sempre à noite no meu portão....

Related Posts with Thumbnails