sábado, 30 de maio de 2009

Santa Catarina 2°Lugar em Desmatamento da Mata Atlântica

Este vídeo foi produzido pela D/Araújo comunicação para o Governo do Estado de Santa Catarina, em inglês com legendas em português, sendo apresentado na capital do estado, Florianópolis, no 9° Congresso Mundial de Viagens e Turismo.
Peço que primeiro assistam depois leiam algumas considerações "minhas" sobre ele.

Lindo o meu estado não? Sim, ele é realmente lindo, tenho orgulho imenso de ter nascido em Santa e BELA Catarina, como costumamos dizer. O vídeo está muito bem produzido e adequado para o interesse de alguns, porque dados significativos sobre preservação e ecoturismo, sustentabilidade foram omitidos, claro, não interessa divulgar.
No Dia 27 de maio foi comemorado o Dia Nacional da Mata Atlântica, pois bem, dados da Fundação SOS Mata Atlântica e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - Inpe, divulgados nessa terça-feira, 26, apontam Santa Catarina, que está 100% inserida no BIOMA de MATA ATLÂNTICA, em 2°LUGAR no RANKING DOS CAMPEÕES em DESMATAMENTO, com 25.953 hectares desmatados entre 2005 e 2008.
Isso porque ainda nem entrou em vigor o Código Ambiental aprovado pelo governador do estado Luiz Henrique da Silveira, o qual mencionei no post MATA CILIAR x Código Ambiental de Santa Catarina , cuja a nova lei catarinense pretende diminuir para cinco ou dez metros, dependendo do tamanho da propriedade, as Áreas de Preservação Permanente, APP, ao longo dos rios, sendo que na lei federal esse número sobe para 30 metros, alegando que os produtores rurais estão sendo prejudicados por estas áreas de preservação.
Divulgar o estado pelas suas belezas naturais, tendo estes dados alarmantes, é um tanto contraditório vocês não acham? Santa Catarina hoje possui apenas 23% da floresta original.
Poderia citar outros problemas, mas estes dados da Fundação SOS Mata Atlântica e do INPE, bastam, e falam por si só, a informação que não foi transmitida, vídeo feito para inglês ver!!!!
Desmatamento em área de encosta, foto de arquivo MMA
Daniela Lima

8 comentários:

CANTO EN FLOR disse...

Qué belleza y versatilidad en este lugar, tienen de todo.
Muy buena explicación y descripción de Santa Catarina, bellos paisajes que invitan a recorrerla y disfrutar de sus encantos.
Me ha fascinado tu tierra! Ahora a ahorrar para ir a verla de cerca, sí señor!
Tienes toda la razón de sentirte orgullosa de haber nacido ahí, enhorabuena Dani!

CANTO EN FLOR disse...

Ahora va mi comentario consciente...
Me parece que el video promueve la venta de los atractivos de tu lugar natal muy bien.
Sin embargo lo que tú explicas con base en lo que vives, es muy lejano al contenido que miramos en la proyección; mi postura ahora...
Mis deseos por conocer este lugar persisten aún, de esta manera tendría mayores elementos para justipreciar y contrastar lo que los medios publicitarios manejan. Lamento que sea así.
Ahora me doy cuenta que esta situación es característica de muchos países...Anunciamos y vendemos lo que ya no tenemos?
Un abrazo Dani!

Anônimo disse...

Santa Catarina é mesmo linda! xD
mas em brasilia a gente tem . . .
a gente tem . . .
ah eh, os predios de niemeyer.
mas SC ainda ganha =P

ei, vai lah no legislativo e protesta. tinha q ter mais disso no brasil. o povo nao tem q ter medo do governo, eh o governo q tem q ter medo do povo

=*

Daniela Lima disse...

Realmente, o vídeo promove as belezas naturais de Santa Catarina, é o foco principal! O turista virá para o estado, pensando nisto.
O governo tem que investir na preservação e em práticas de uso sem destruir, com interesse econômico.
Agora fazer este vídeo falando que aqui se preserva, com o estado de SC em segundo lugar no desmatamento da Mata Atlântica e o governo criando uma lei para apoiar este desmatamento, parece piada mas é triste.
Alejandra muitos países fazem isso, vendem imagens, que já não são mais as mesmas.
Junior, deveríamos sim protestar, acho que este dado do SOS e do INPE, irá ser mais uma arma para barrar o código ambiental do governador LHS.

ECO-CONSCIÊNCIA disse...

Oi Dani,

Realmente o nosso estado é lindo, mas esconde muitas contradições. Sem sombra de duvidas, este pseudo governador LHS vai entrar para história como o maior destruidor da biodiversidade catarinense. Lamentável!!!

Namaskar!

Eduardo Miguel disse...

Reflitamos!!! não é fácil aceitar isto da forma como está, não mesmo!
É Dani não vejo solução a curto prazo porém cabe salientar que á cada dia vejo mais pessoas se juntando e mobilizando no sentido de evitar constatações como estas, todos atentos então...

Daniela Lima disse...

Eco, engraçado ele usar como convite aquilo que o próprio LHS está ajudando a destruir! Engraçado não, Trágico!

Eduardo, temos que fazer força para que áreas de preservação sejam cada vez mais e mais criadas!

Flora Neves disse...

Bah, Dani sabes neh que tô contigo e não abro! Muito linda Santa Cararina mesmo! Mas só nas belezas naturais e na cultura dos nativos! Pois sabemos que os problemas não estão representados nesse vídeo que só tem intenção de vender o nosso estado a preço de banana para estrangeiros. Não tem problema se fosse apenas para atrair turistas! O lance é os investimentos, a privatização estrangeira das nossas maravilhas! Que realmente esses governantes não estão tendo a capacidade de cuidar e preservar. Mas com certeza uma coisa é certa, essas belezas pertencem a humanidade e devem ser preservadas!
Abraço minha amiga(*_*)

Related Posts with Thumbnails