quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Denúncia de Crime Ambiental feita pelo Instituto Viva o Cachoeira foi Confirmada

Na manhã do dia 4 de agosto o IVC-Instituto Viva o Cachoeira denunciou à Fundação do Meio Ambiente de Joinville (Fundema), o despejo de efluente tóxico lançado no Rio Cachoeira em Joinville/SC, neste mesmo local o Jacaré Fritz que reside a pelo menos 10 anos no rio se aquecia em tal resíduo.
Hoje a Fundema divulgou o laudo de análise da água que apresentou alguns parâmetros acima do permitido pela legislação ambiental vigente (resolução do CONAMA nº 357/2005 e Lei nº 14.675/2009 - Código Estadual do Meio Ambiente).
O documento apontou que o efluente lançado no rio pela empresa têxtil Lepper, polui e prejudica a qualidade da água do Cachoeira.
Foram analisados 11 parâmetros, em três amostras coletadas na saída da estação de tratamento de efluentes, na caixa de passagem da estação e no duto de lançamento no rio.
Destes, destacam-se que sólidos sedimentáveis, nitrogênio total, DBO5 e o pH não atendiam a legislação — disse a Fundema, em nota divulgada hoje pela manhã.
Jacaré estava no meio da água azulada - Foto: Fabrizio Motta

A Lepper ainda não se manifestou sobre o caso e não recebeu o laudo. Por meio da assessoria de imprensa, a empresa disse que só vai falar sobre o caso quando estiver com o documento em mãos.
O presidente da Fundema, Marcos Rodolfo Schoene, explicou que a empresa será notificada e deverá se explicar sobre o caso. A empresa poderá ser multada e ainda sofrer uma ação por crime ambiental.

IVC- Instituto Viva o Cachoeira, lutando para defender, preservar, conservar, e recuperar o Rio Cachoeira!
Daniela Lima

6 comentários:

Mimirabolante disse...

que coisa !!!!!!!

Anônimo disse...

espero q seja! multada e processada por crime ambiental

Daniela Lima disse...

Estamos aguardando o que será feito em relação à esta empresa!!!

antes que a natureza morra disse...

Adicionei teu blog na capa do meu recomendando-o para leitura e pesquisa.
Bj

James Pizarro
www.antesqueanaturezamorra.blogspot.com

Yoshiharu Saito disse...

Isso demonstra (mais uma vez) o nível de importância que os movimentos sociais de caráter ambiental possuem dentro do contexto atual. Também vale mencionar que a empresa poluidora deve tomar providências urgentes qto ao modelo de gestão adotado, pois é visível que existem falhas. Falhas estas que refletem prejuizo financeiro. Podem até achar que não, mas uma auditoria especializada vai apontar todos os pontos que deverão sofrer intervenções.

Davi disse...

ai que ótimo!
FIco feliz por vcs!
parabéns!

Related Posts with Thumbnails