quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Biólogo - Você os Compreende?

Hoje dia 3 de setembro é comemorado o Dia do Biólogo, encontrei um texto no site do Centro de Ciências Naturais e Exatas - CCNE, que tenta explicar e fazer com que as pessoas compreendam como somos e porque agimos de maneira considerada estranha por muitos, resolvi postar este texto comentando:

Como compreender um BIÓLOGO... autor desconhecido...

Tenha paciência ao caminhar com ele na rua. É provável que ele faça paradas freqüentes...
Daniela Lima- Isso é fato!!! hehehe

Sempre há uma formiga carregando uma folha gigantesca nas costas ou uma samambaia disposta de uma forma estranha num buraco do muro. Ele acha isso incrível!!!
Daniela Lima- Verdade, temos olhos atentos a tudo que acontece ao nosso redor, enxergamos e encotramos seres vivos em cada local que para a maioria das pessoas passaria despercebido!

Toda vez que vocês entrarem em qualquer assunto que envolva a área dele, ele se empolgará. Finja que presta atenção no que ele diz. Finja que está entendendo também.
Daniela Lima- Sim, nos empolgamos de forma extraordinária, tentando explicar tudo nos mínimos detalhes, mas se você não estiver entendendo, não precisa fingir, pergunte, explicaremos tudo novamente, com mais detalhes ainda! hehehehe

Entenda que o conceito de beleza de seu amigo biólogo é um tantinho diferente do seu... Sapos verdes, gosmentos e verruguentos são lindos. Escorpiões, aranhas, opiliões (hein??), são todos lindos.
Daniela Lima- Como assim? É claro que são lindos!!! Ainda mais quando se sabe da importância ecológica destes organismos na cadeia trófica, suas funções, para a manutenção do equilíbrio ambiental. Ah, mas eles estão invadindo sua casa? Eles não tem culpa se estão destruindo a casa deles, já estavam aqui bem antes de vocês!! heheheh... Cobras, lagartos, lesmas, peixes, gafanhotos, minhoca, etc, tudo que a maioria diria: uiiiiii, arggggggggg... nós adoramos e enxergamos beleza em tudo! Meu namorado diz: tem animal peçonhento aí? Tudo que é peçonhento ela adora! Você é louca de entrar no meio desse mato cheio de bicho!hehehe

Simplesmente ignore quando o encontrar de quatro, agachado sobre o musgo... e faça o possível para que ele não te veja, pois uma vez que isso acontecer ele começará o discurso em biologuês: "São briófitas! São as plantas mais primitivas! Você acredita que elas não têm nem vasos condutores? E elas ainda dependem da água para a fecundação e..."
Daniela Lima- Aliás, a falta de vasos condutores de seiva nas briófitas é uma das suas características mais marcantes, a água absorvida do ambiente é transportada nestas plantas de célula para célula, ao longo do corpo vegetal, mas esse transporte é lento e limita o crescimento delas, por isso são sempre pequenas e baixas. Completando as ... acima, os anterozóides, precisam de água para se deslocar e alcançar a oosfera, para que ocorra a fecundação!! hehehe

É provável que ele prefira ir para o congresso de Mastozoologia ao invés daquela viagem romântica.
Daniela Lima- Existem congressos para nossa área em diversos locais paradisíacos e românticos, é só nos acompanhar que no tempo livre a gente namora!!hehehehe, a propósito a Mastozoologia, é o ramo da biologia que se ocupa do estudo dos mamíferos.

Você quer ajudá-lo? Mostre que há outras coisas no mundo, por exemplo... Convide-o para ir a um museu de arte. Ou a um grupo de discussão sobre literatura. Ele terá tendência a chamar pinheiros de gimnospermas. E a pinha (de onde vem o pinhão) de estróbilo.
Daniela Lima- Claro! É preciso usar as nomenclaturas corretas, damos nomes aos bois! hehehe

Não, ele não é um maníaco suicida se decidir entrar numa jaula para mergulhar com tubarões-brancos. Mas também não deve estar em seu juízo perfeito.
Daniela Lima- Não gostei desta parte! Que mal existe em querer ver de perto o comportamento destes peixes cartilaginosos?ehehehe

É melhor você assistir filmes como "A Era do Gelo e Procurando Nemo" com amigos que não sejam biólogos. Caso contrário, você ouvirá, durante o filme: "ah, mas baleias não têm essa conexão entre a boca e o nariz, o Marlin e a Dori nunca poderiam ter saído pelo nariz dela!" E quem se importa??
Daniela Lima- Gente, é necessário esclarecer as pessoas de como o organismo das espécies de seres vivos funcionam realmente! Tem gente que acha que a tartaruga larga a carapaça e o plastrão e fica correndo peladinha ou que planta carnívora como gente, tudo isso porque viu em desenho animado. Eu conto a verdade para as crianças (e adultos)! Explico tudo bem explicadinho, porque nós nos importamos. heheeh

Não somos loucos, apenas somos comprometidos com uma área de atuação quase infinita: estudando a origem, estrutura, evolução e funções dos seres vivos, classificando as diferentes espécies animais e vegetais e estabelecendo sua relação com o meio ambiente, monitoramos qualidade de nossas águas, recombinamos DNA para descobrir medicamentos e estudar a ação de enzimas e, acima de tudo lutamos pela proteção e preservação de nosso planeta.

Feliz dia do Biólogo, para todos os colegas de Profissão!!!
Salve, salve...Biólogos Blogueiros!!

Daniela Lima

2 comentários:

CANTO EN FLOR disse...

Pues muchas felicidades en tu día!

Y lo has descrito perfectamente,
por su capacidad de sorprenderse con la naturaleza son como los niños, no?

Y en lo personal puedo decirte que los comprendo muy bien...

Un abrazo Dani!

Mimirabolante disse...

Adorei o texto e me identifiquei muito com vários aspectos....será que fui uma Bióloga em outra vida^?Parabéns a vc e a tds......Vcs são fantásticos !!!!

Related Posts with Thumbnails