terça-feira, 1 de setembro de 2009

Morcegos Urbanos

Atualmente os morcegos habitam as cidades e as zonas rurais, são os únicos mamíferos capazes de voar.
Passaram a viver nas áreas urbanas pois encontraram nelas boas condições de abrigo e alimentação, as agressões aos seres humanos ocorrem pelo pisoteio ou toque.
Seus hábitos são noturnos, buscando abrigo em locais com pouca luz como: sótão, frestas em muros de paredes, caixas de persianas, vãos de dilatação de prédios, galerias de águas pluviais, grutas, sob as folhas das árvores, ocos de árvores, porões, estábulos, forros.

As diferenças entre eles, estão principalmente em suas dietas:

- Frugívoros: Comem frutos e eliminam sementes, DISTRIBUINDO-AS NO AMBIENTE.
- Folíveros: Consomem folhas de diversas plantas.
- Carnívoros: Comem ratos, lagartixas, pássaros, rãs etc, CONTROLANDO O CRESCIMENTO POPULACIONAL DESTES INDIVÍDUOS.
- Hematófagos: Se alimentam de sangue, os animais são os mais atacados, raramente o homem é atingido, SOMENTE 3 ESPÉCIES SÃO HEMATÓFAGAS, ocorrem apenas nas américas e são raros no sul do Brasil.
- Nectarívoros: Se alimentamdo néctar das flores, DISTRIBUINDO O POLÉN DE UMA FLOR PARA OUTRA, POLINIZAÇÃO, GARANTEM A VARIABILIDADE GENÉTICA.
- Insetívoros: Se alimentam de insetos, CONTROLANDO A POPULAÇÃO DE INSETOS NOTURNOS.

Olha que bonitinhos!

Embora desempenhem um grande papel para o equilíbrio ecológico, sua presença próxima das edificações urbanas pode causar danos a saúde como: raiva, histoplasmose e salmonelose.

Estas doenças são transmitidas pela mordedura, partículas presentes nas fezes ressecadas dos morcegos que proporcionam o crescimento de um fungo fazendo seus esporos se espalharem com a poeira, e ainda pela ingestão de alimentos ou uso de objetos contaminados pelas fezes.

Poderia escrever até mais sobre sua biologia, mas a bióloga Natália Allenspach, autora do RECICLE.BLOG, fez excelentes posts sobre eles, vale a pena ler, clique nos links abaixo:


As imagens das postagens são muito fofas!

O Biólogo Alexandre Grose, pesquisador da UNIVILLE, me enviou um excelente material desenvolvido pelo Museu de Ciências Naturais - Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul que fornece sugestões para o controle das populações de morcegos em escolas, as dicas são aplicadas para residências também, vale a pena ler e encaminhar para escolas e residências onde são constatadas a presença de espécies de Quirópteros, clique no link abaixo:


Excelente material, muito bem ilustrado, agradeço ao Grose pela contribuição!

Não mate os morcegos eles desempenham um grande papel no meio ambiente, no manual você aprende a afastá-los.

Daniela Lima

5 comentários:

Mimirabolante disse...

Como vc bem sabe,acompanho o blog da Naty....ela fez uma postagem tbm esclarecedora.....Convivo com morcegos aqui no RJ e em Miguel Pereira.Concordo com as duas,temos que respeitar,preservar pois eles desempenham um grande trabalho.....bjcas....

Anônimo disse...

muito fofo mesmo! as pessoas nem sabem, acham q todos sao vampiros =S

anyways, boa semana, dani!!

=**

Unknown disse...

Meus morcegos são frugívoros, sabe o que eu fiz para espantá-los? cortei a goiabeira.

Anônimo disse...

gostei de sua esplanação, trabalhei com especialista em quiropteros Professor Adriano L.Peracchi e tenho um trabalho em andamento com morcego Artibeus lituratus,é sobre alimentação.Sou do RJ,meu nome é Ademar,valeu pelo recado sobre os quiropteros,ademar@ioc.fiocruz.br ou ferreiraafs@yahoo.com.br

Anônimo disse...

gostei de sua esplanação, trabalhei com especialista em quiropteros Professor Adriano L.Peracchi e tenho um trabalho em andamento com morcego Artibeus lituratus,é sobre alimentação.Sou do RJ,meu nome é Ademar,valeu pelo recado sobre os quiropteros,ademar@ioc.fiocruz.br ou ferreiraafs@yahoo.com.br

Related Posts with Thumbnails