quarta-feira, 10 de junho de 2009

Combatendo o Aquecimento Global - Alternativas

Na semana do meio ambiente dei continuidade aos estudos sobre o Aquecimento Global, desta vez discutindo as alternativas para combatê-lo, fiz da seguinte forma, dividi os alunos em trio, cada equipe ganhou uma alternativa de combate a qual deveria ser repassada em um cartaz e ilustrada conforme a criatividade de cada trio. Eles se empenharam bastante trabalhando mesmo em equipe o tema.
Aqui estão as alternativas de COMBATE AO AQUECIMENTO GLOBAL que transmiti para as turmas:
- Diminuir o uso de combustíveis fósseis (gasolina, diesel, querosene) e aumentar o uso de biocombustíveis (exemplo: biodíesel) e etanol.
- Os automóveis devem ser regulados constantemente para evitar a queima de combustíveis de forma desregulada. O uso obrigatório de catalisador em escapamentos de automóveis, motos e caminhões.
- Instalação de sistemas de controle de emissão de gases poluentes nas indústrias.
- Ampliar a geração de energia através de fontes limpas e renováveis: hidrelétrica, eólica, solar, nuclear e maremotriz. Evitar ao máximo a geração de energia através de termoelétricas, que usam combustíveis fósseis.

- Sempre que possível, deixar o carro em casa e usar o sistema de transporte coletivo (ônibus, metrô, trens) ou bicicleta.
- Colaborar para o sistema de coleta seletiva de lixo e de reciclagem.
- Recuperação do gás metano nos aterros sanitários.
- Usar ao máximo a iluminação natural dentro dos ambientes domésticos.
- Não praticar desmatamento e queimadas em florestas. Pelo contrário, deve-se efetuar o plantio de mais árvores como forma de
diminuir o aquecimento global.
- Uso de técnicas limpas e avançadas na agricultura para evitar a emissão de carbono.
- Construção de prédios com implantação de sistemas que visem economizar energia (uso da energia solar para aquecimento da água e refrigeração).

Cartezes prontos, fixei cada um deles no quadro onde discutimos cada uma das alternativas verficando também sua viabilidade e questionando em qual delas eles poderiam dar sua contribuição, assim foi concluído que poderiam contribuir da seguinte forma: andando de bicicleta, aproveitando a luz do dia, economizando energia elétrica, reduzindo resíduos e separando para coleta seletiva e assim reduzir a emissão de gás metano nos aterros sanitários, denunciando desmatamentos, reduzindo o consumo de carne.
É claro que eu não tenho como verificar na prática a colaboração individual de cada um, porém a sensibilização foi feita, discutir o tema faz com que eles pensem em suas atitudes.

A bateria da minha máquina acabou, não consegui tirar fotos de cada cartaz depois de pronto, mas eles estão expostos nos corredores da escola, semana que vem fotografo e publico aqui.
O conteúdo do 8◦ ano é Corpo Humano, então fiz a seguinte proposta, que no intevalo de uma unidade e outra, discutíssemos e fizéssemos trabalhos sobre as questões ambientais.


Todos toparam, por isso, VAMOS EM FRENTE!

Daniela Lima
Escola Municipal Prefeito Baltasar Buschle

4 comentários:

CANTO EN FLOR disse...

Oi Daniela!
Em seguida onde é prestado atenção, os meninos são muito interessados e ativos nas atividades, e nos índices que se aproximaram, elementos da oferta correlacionar a aprendizagem com outros subjets.
Eu vi que fizeram gráficos das descargas do gás, que é possível para ser feito exame por exemplo da vantagem para da matemática…. Mas isso você sabe-o já.
Assim somente ao dir-euo-ei adiante Masterful!
E muitos felicitações a seus estudantes!

Hola Daniela!
Por donde se mire, los chicos se muestran muy interesados y activos en las actividades, y los contenidos que abordaron, brindan elementos para correlacionar el aprendizaje con otras asignaturas.
Vi que hicieron gráficas de las emisiones de gases, lo cual se puede aprovechar para Matemáticas… por ejemplo. Pero eso tú ya lo sabes.
Así que sólo te diré Adelante Maestra! Y Muchas felicidades a tus alumnos!

Eduardo Miguel disse...

Belos exemplos Dani!!! assim vamos cada qual á sua maneira somando ações e permitindo mais e melhor, fico feliz com as possibilidades, beijo grande e sucesso.

Raquel Alves Araujo disse...

Parabéns, Daniela!!
Gostei muito de sua iniciativa de trabalhar questões ambientais mesmo quando o conteúdo trabalhado pela série dos alunos é diferente!!!

Você me parece uma OTIMA professora!!

Daniela Lima disse...

Alejandra, Eduardo e Raquel:

Obrigada, as discussões sobre meio ambiente devem sempre estar inseridas na proposta curricular!

Related Posts with Thumbnails