Quando alunos e professores chegaram na escola por volta das 7:30 da manhã eles tiveram uma enorme supresa, notaram um bicho muito esquisito , muito tranquilo acomodado no mastro da Bandeira:
- Chamou-nos a atenção porque ele parecia não se incomodar com a nossa presença e nem com o barulho e a curiosidade dos alunos, que inclusive , respeitaram o bicho e não tentaram afugentá-lo ou machucá-lo, comenta a professora e artista plástica Angela Muryn.
A diretora Maria José durante todo o dia ficou anunciando para quem chegasse na escola a visita que engrandeceu o dia, zelando sempre pelo conforto e bem estar do animal. O ilustre visitante tinha o seguinte comportamento, permanecia quase imóvel, indiferente ao que acontecia ao seu redor às vezes abria os olhos olhava para um lado e para o outro, voltando a ficar estático. Arriscavam-se palpites, mas ninguém sabia que tipo de ave era aquela, até que o diretor-adjunto Alysson Vieira foi pesquisar na internet e descobriu que se tratava de uma ave chamada Urutau que significa ave-fantasma em tupi-guarani.
Os alunos ficaram surpresos com a descoberta, esta espécie nunca havia aparecido nas redondezas.
Imagem: Olhares Fotografias Online
O canto do urutau pode ser ouvido ao anoitecer, lembrando um choro ou lamento, esse canto e todas as características deste animal, o tornaram um pássaro cheio de mitos e lendas, saiba mais no Site Brasil Mitos e Lendas CLIQUE AQUI .Raro flagrante, registro do Urutau cantando.
No Brasil existem cinco espécies de urutau e dificilmente eles são vistos em ambientes urbanos. A fêmea põem um único ovo diretamente no tronco, sem construir um ninho. Senti uma inveja branca dos alunos, gostaria muito de ter tido a oportunidade de observar está ave de perto, garanto que foi uma experiência única que eles jamais irão esquecer, mesmo porque pelo que a Angela me falou, foi feita uma sensibilização com os alunos, todos foram observar o Urutau, respeitando o animal deslumbrados com sua presença.
A Escola Estadual Básica Felipe Schimidt está de parabéns pela atitude de não deixar a presença rara deste visitante passar em branco, pois proporcionou um momento de aprendizado e respeito as diferentes formas de seres vivos. Agradeço a Professora Angela por dividir este momento comigo, relatando o fato, enviando as imagens proporcionando a divulgação aqui no blog.
8 comentários:
ótima postagem. adoro os urutaus.
Adorei a postagem Dani, você como sempre muito consciente e nos contagiando cmo essas atitudes maravihosas de preservação..nossos alunos vão adorar...Parabéns!
Q fofo! Bjs
Mi
Luiz Álvaro,
Obrigada, desde que vi a reportagem sobre esta espécie passei também a admirar os urutaus!
Angela,
Fico feliz que tenha gostado, obrigada pelas palavras e por ter me dado a oportunidade de relatar algo tão interessante aqui no Blog!
Arte&Reciclagem,
Fofos mesmo, ainda mais o filhote!!!
A EEB Felipe Schmidt agradece a citação em seu blog. Esperamos uma nova visita do nosso amigo Urutau. Abraços.
legal xD
achei muito bonita a ave! e interessante
=**
Alysson,
Fico muito feliz com sua presença aqui e aproveito para mais uma vez parabenizar a Escola pela bela atitude, pois vcs foram agraciados com uma visita rara, inveja branca de vcs... hehehehe...
Junior,
Realmente a ave é muito interessante com um comportamento singular!!!
que coisa incrível.......os animais estão saindo por aí....em busca de alimentos,sossego.....
Postar um comentário