segunda-feira, 17 de agosto de 2009

A fauna nativa contra os Bioinvasores - Caramujo Africano

Uma das coisas boas de blogar é a troca de informações que acontece entre os autores e leitores. No post sobre os Caramujos Africanos o Yoshiharu Saito autor do blog Aquariofilia para Todos, me passou a informação que até então desconhecia de que os lagartos Teiús (Tupinambis merianae), encontrados em todas as regiões do Brasil, exceto na Floresta Amazônica, passaram a identificar o caramujo africano como presa.
Achei isso excelente, porém, a quantidade de caramujos é muito grande, bem como a velocidade do ciclo reprodutivo, e por mais que os lagartos consumam, a demanda ainda é pequena para tantos caramujos.


Além disso, o Achatina fulica- caramujo africano, sobe muros invadindo casas, fica difícil manter os lagartos dentro dos quintais. Outro fator importante é que esta espécie de caramujo, se reproduz mais rapidamente no inverno, justamente nesta época o Teiú costuma se refugiar em tocas no chão e debaixo de pedras, tanto em natureza quanto em cativeiro.
Por ser um animal ectotérmico, o lagarto depende de fontes externas de calor para manter a temperatura de seu corpo, usando dessa estratégia para se aquecer durante o inverno, diferente de nós humanos (endotérmicos) por exemplo, que temos a temperatura corporal estável. Sendo assim o Teiú não come os caramujos nesta época.
Na antiga casa que eu morava, não tinha muro, e no verão, frequentemente apareciam Teiús no quintal, inclusive filhotes, os quais eu tinha que tirar da boca da minha gata, que sempre acabava agarrando um, então eu os colocava em uma área de mata no outro lado da rua.
Eu os considero lindos e exuberantes.
Pesquisando mais sobre o assunto, descobri que a Coruja Buraqueira (Athene cunicularia) também passou a incluir o caramujo africano em seus hábitos alimentares.

coruja-buraqueira se alimentando-WikiAves

Talvez com o tempo, mais animais os incluam em suas dietas, mas por enquanto, a alternativa mais adequada, é catá-los manualmente, seguindo as recomendações que mencionei no post Problemas causados pela introdução de espécies exóticas- Caramujo Africano até que se encontre uma solução mais rápida e eficaz para combater a praga.
Segue outra dica do Yoshiharu Saito, aproveito para agradecer sua contribuição:
O controle deste gosmento pode ser feito de maneira muito simples que consiste em catação manual nas primeiras horas do entardecer, revirar com frequência a terra para expor os ovos a luz solar.
Mas não esqueça de proteger as mãos com luvas ou sacos plásticos.
Se alguém tiver mais informações, me escreva!

Daniela Lima

5 comentários:

Mimirabolante disse...

A Coruja Buraqueira comendo os caramujos,isso é bom ou ruim?

CANTO EN FLOR disse...

Entonces algunos animales están cambiando sus hábitos alimentarios?

Y de dónde se originaron tantos caracoles para constituír una plaga?

A mi me parece que la naturaleza da muchas oportunidades y alternativas para proveer de alimento a los animales; a pesar que son considerados como plaga, los caracoles están cumpliendo una nueva función en el ecosistema, servir de alimento a otros animales...

Habré entendido correctamente?

En el video no miré que el lagarto comiera algún caracol, o sí?

Inicio la investigación, gracias!

Daniela Lima disse...

Monique,

Bem o fato de alguns animais estarem identificando o caramujo africano como alimento é algo que posso considerar bom, pois assim pode-se tentar controlar o crescimento populacional da espécie.
Nâo vi nenhum relato de teiús ou corujas mortos ou que ficaram doentes após ingerir o molusco, mas é bom ficar de olho para ver se algo acontece aos predadores do Achatina.

Alejandra,

Os caramujos foram trazidos ilegalmente para o Brasil como sendo escargot, e na verdade, nem comestível ele é, sem predadores e com comidda farta, os molusocs se procriaram demais virando uma praga, devorando tudoooo.

Procurei mas nâo encontrei nenhum video dos lagartos comendo o caramujo africano.

Davi disse...

Ai que legal!
A natureza é linda e sempre se adaptando..
Se o caramujinho conseguir um dia qeum sabe se manter em equilibrio como nosso ecossistema aqui.. quem sabe a gente não faz uma festinha de boas vindas?
rsrsr

GEHNat disse...

As evidências por enquanto estão restritas aos relatos de estudantes de biologia que atuam dentro do Parque Natural Municipal da Taquara (Duque de Caxias - Rj) e no Parque Estadual da Pedra Branca (Rio de Janeiro). A falta de evidências visuais concretas (leia-se fotos ou filmagens) é o maior entrave para a divulgação em massa da notícia. Por isso tenho certa relutância em divulgá-la, mesmo já tendo visto à distância o teiú comendo caramujos africanos. A dificuldade é muito grande na aproximação, pois ao menor ruído ou vibração do terreno eles simplesmente somem numa carreira violenta mata adentro.

Related Posts with Thumbnails