Bem, diante da devastação da Mata Atlântica é bom saber que algumas pessoas desenvolvem trabalhos que despertam a curiosidade sobre a diversidade deste bioma e por consequência colaboram na luta para sua preservação.
A Professora Marisa das Séries Iniciais, do Ensino Fundamental, da Rede Municipal de Joinville, atua na E. M. Prefeito Baltasar Buschle acredita que as questões ambientais estão entre os temas transversais mais importantes do currículo escolar, portanto, devem permear o planejamento, contemplando discussões, informações e ações, pois a consciência para um desenvolvimento sustentável deve ser tratada desde a infância.
Sendo assim, ela vem desenvolvendo vários trabalhos nesse sentido. O último foi realizado com a turma do 4º ano “C” que tratou da mata atlântica e sua relevante importância. O objetivo principal foi elaborar um “Você sabia?” para possibilitar que a informação circulasse em toda a escola. Foram realizadas algumas pesquisas sobre a mata atlântica em vários sites na internet. Logo em seguida, ocorreu a discussão sobre o tema onde ela verificou os conhecimentos prévios da turma.
A Professora Marisa das Séries Iniciais, do Ensino Fundamental, da Rede Municipal de Joinville, atua na E. M. Prefeito Baltasar Buschle acredita que as questões ambientais estão entre os temas transversais mais importantes do currículo escolar, portanto, devem permear o planejamento, contemplando discussões, informações e ações, pois a consciência para um desenvolvimento sustentável deve ser tratada desde a infância.
Sendo assim, ela vem desenvolvendo vários trabalhos nesse sentido. O último foi realizado com a turma do 4º ano “C” que tratou da mata atlântica e sua relevante importância. O objetivo principal foi elaborar um “Você sabia?” para possibilitar que a informação circulasse em toda a escola. Foram realizadas algumas pesquisas sobre a mata atlântica em vários sites na internet. Logo em seguida, ocorreu a discussão sobre o tema onde ela verificou os conhecimentos prévios da turma.
A sala foi dividida em 9 grupos, resultando no trabalho de trios, onde cada grupo ficou com uma parte diferente: Características; História da exploração da mata atlântica; A biodiversidade;A flora; A fauna; A água na mata atlântica; Espécies endêmicas ameaçadas de extinção; A preservação; Unidades de conservação e importância econômica.
Foram feitos os acordos didáticos sobre como deveria ser o desenvolvimento do trabalho, onde cada grupo elegeu um leitor, um escriba e um apresentador, porém, com a responsabilidade de todos no resultado do trabalho. Cada grupo leu o texto e assinalou os trechos mais significativos e após fez o rascunho do trabalho.
Terminada essa parte, em cada trabalho ela circulou as palavras com ortografia incorreta e escreveu algumas dicas, como:
Pesquisem em dicionários as palavras com a ortografia errada e significados das palavras que ainda não conhecem; (os alunos descobriram palavras novas como: endêmicas, bioma, epífitas, perenes, biodiversidade) , além disso foram verificadas informações incompletas; Refizeram partes que estavam confusas; Leram novamente verificando se todas as informações importantes foram citadas.
Em um outro dia os trios voltaram a se reunir para a revisão e reescrita dos textos e ficou decidido que cada trio deveria se preparar para apresentar sua parte para a classe.
No passo seguinte deu-se a apresentação dos grupos, onde a classe deveria fazer questionamentos e registro do que descobriram sobre a mata atlântica.
Com tudo pronto, foram montados cartazes que foram expostos na escola, professora e alunos saíram para fazer convites em todas as salas de aula para professores e alunos da escola, nos períodos matutino e vespertino, para que todos fossem ler o “Você sabia?”. Falaram da importância da informação para a preservação e pediram que cada classe deixasse um recado dizendo o que descobriram e aprenderam que ainda não sabiam.
A Professora Marisa e seus alunos receberam várias devolutivas das classes que enriqueceram e valorizaram o trabalho.
O “Você sabia?” feito pela turma vai ser publicado no mês de junho, no jornal que circula no bairro Parque Guarani, o que possibilitará a veiculação das informações para além dos muros da escola.
Foram feitos os acordos didáticos sobre como deveria ser o desenvolvimento do trabalho, onde cada grupo elegeu um leitor, um escriba e um apresentador, porém, com a responsabilidade de todos no resultado do trabalho. Cada grupo leu o texto e assinalou os trechos mais significativos e após fez o rascunho do trabalho.
Terminada essa parte, em cada trabalho ela circulou as palavras com ortografia incorreta e escreveu algumas dicas, como:
Pesquisem em dicionários as palavras com a ortografia errada e significados das palavras que ainda não conhecem; (os alunos descobriram palavras novas como: endêmicas, bioma, epífitas, perenes, biodiversidade) , além disso foram verificadas informações incompletas; Refizeram partes que estavam confusas; Leram novamente verificando se todas as informações importantes foram citadas.
Em um outro dia os trios voltaram a se reunir para a revisão e reescrita dos textos e ficou decidido que cada trio deveria se preparar para apresentar sua parte para a classe.
No passo seguinte deu-se a apresentação dos grupos, onde a classe deveria fazer questionamentos e registro do que descobriram sobre a mata atlântica.
Com tudo pronto, foram montados cartazes que foram expostos na escola, professora e alunos saíram para fazer convites em todas as salas de aula para professores e alunos da escola, nos períodos matutino e vespertino, para que todos fossem ler o “Você sabia?”. Falaram da importância da informação para a preservação e pediram que cada classe deixasse um recado dizendo o que descobriram e aprenderam que ainda não sabiam.
A Professora Marisa e seus alunos receberam várias devolutivas das classes que enriqueceram e valorizaram o trabalho.
O “Você sabia?” feito pela turma vai ser publicado no mês de junho, no jornal que circula no bairro Parque Guarani, o que possibilitará a veiculação das informações para além dos muros da escola.
Meus alunos foram ler o Você Sabia? sobre a Mata Atlântica. Fizeram anotações e partiu deles a ideia de escrever recadinhos, então, entreguei folhetinhos, ficando de tarefa a confecção dos bilhetes , que eles fizeram bem lindinhos, colamos em um cartaz, com o qual presenteamos a turminha.
As sementes foram plantadas e com certeza não vamos deixar que morram procurando contagiar e despertar em cada indivíduo, através de pequenas ações um chamado à responsabilidade de todos.
Professora Marisa Fanton da Silva
Quero através do Consciência com Ciência divulgar o trabalho feito por ela, e dar os parabéns para Professora Marisa Fanton da Silva, pelo empenho e acima de tudo pela capacidade de despertar novos olhares de seus alunos para a Mata Altântica que cerca o bairro Parque Guarani.
As sementes foram plantadas e com certeza não vamos deixar que morram procurando contagiar e despertar em cada indivíduo, através de pequenas ações um chamado à responsabilidade de todos.
Professora Marisa Fanton da Silva
Quero através do Consciência com Ciência divulgar o trabalho feito por ela, e dar os parabéns para Professora Marisa Fanton da Silva, pelo empenho e acima de tudo pela capacidade de despertar novos olhares de seus alunos para a Mata Altântica que cerca o bairro Parque Guarani.
Quando vi o trabalho dela, fiquei encantada e pedi para que ela me relatasse os procedimentos, gentilmente ela o fez, repassando por email, todas as informações aqui citadas foram retiradas deste relato, o qual percebi que foi feito com muito carinho, especialmente para este Blog.
Conhecer para Preservar!
Daniela Lima
Professora Marisa Fanton da Silva é pedagoga, pós-graduada em: Séries Iniciais, Educação Infantil e Gestão Educacional
Contato: marisa_fanton@hotmail.com
Professora Marisa Fanton da Silva é pedagoga, pós-graduada em: Séries Iniciais, Educação Infantil e Gestão Educacional
Contato: marisa_fanton@hotmail.com
Um comentário:
também dou os parabéns para a professora Marisa!
Postar um comentário